Plano de Aula

Plano de aula: Solos e o Plantio

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Nesta aula os alunos observarão e plantarão mudas de um tempero para serem usados na escola. Para isso você precisará dos seguintes materiais: amostras de três tipos de solos, os quais você pode escolher, com a condição de que um deles seja adequado para plantio (com terra, humus, adubo e umidade adequada). Nós sugerimos que, para mostrar três tipos de solo bem diferentes você separe areia seca, argila e esta terra com adubo. A quantidade de terra deve ser suficiente para preencher copinhos de plástico reaproveitáveis (por exemplo de iogurte) vazias que serão o local do plantio das mudas, a princípio. Além das amostras de solo separe as mudas, que podem ser de cebolinha, hortelã, salsinha ou manjericão. Sugerimos a de cebolinha, por ter um caule mais resistente. A quantidade também deve ser suficiente para os potinhos (geralmente entre 4 e 6 potes, como serão 3 grupos, separe entre 12 e 18 mudas).

Para a experiência do plantio você também precisará de bandejas de iogurte vazias, água, panos, uma pá pequena, lápis, folha de sulfite, de almaço ou caderno, quadro, giz ou canetão e as imagens da aula, disponíveis no item “material complementar”, logo abaixo

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Para saber mais: Seguem sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre como deve ser o solo apropriado para o cultivo e como cuidar de plantas fáceis de serem cultivadas:

https://blog.plantei.com.br/maosnaterra-veja-como-cultivar-em-casa/

https://blog.plantei.com.br/como-deve-ser-o-solo-para-o-cultivo-de-hortalicas/

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em complementação aos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03 e GEO02_11UND 04.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta plantado sua própria muda de tempero.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA