Roteiro para entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: A música através do tempo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a impressão das atividades para a entrevista, gravação das músicas citadas nas entrevistas (pendrive, cd), pasta catálogo com pelo menos 60 plásticos, cartolina, fita adesiva, lápis de cor, giz de cera, a utilização de aparelho de som.
Material complementar:
- Documento contendo um roteiro para entrevista: HIS2_09UND02 - Roteiro para entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UqCfsfvf6anm4MBcKBAmxr8c2U5paFCG4d6FK4c8fnB8m9neA3qkbXFgPTYC/his2-09und02-roteiro-para-entrevista.pdf
- Documento contendo a página onde será feita a ilustração das músicas citadas nas entrevistas: HIS2_09 UND02 - Registro das músicas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DgCASJvXktwXGZfxgzYbEHeeMRXv7WTBd9btydbhMK6pWtDu2NneFYQWpzqY/his2-09und02-registro-das-musicas.pdf
- Documento contendo o slide da Contextualização: HIS2_09UND02 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8dvUeHkucA4PwZGweGXYAt6yGYs46MEsDH3e5XctD7Qu35cWJzx2herDfzU5/his2-09und02-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento contendo o slide da Problematização: HIS2_09UND02 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZcVYRXrB8PNW9PE2f6gMrnmV4jVcUgkyHAP9cHpvCtcUSWD9vVWhWtnTVBP/his2-09und02-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento contendo as imagens de aparelhos de som citados nas entrevistas: HIS2_09UND02 - Aparelhos de som: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mktMZKGXQ84uxjDSZRRs9fX8esy8PH6jXwbkhd72f2HMqWAaT6CqeMV6SnbR/his2-09und02-aparelhos-de-som.pdf
- Documento contendo informações básicas sobre alguns aparelhos de som usados antigamente: HIS2_09UND02 - Informações sobre aparelhos de som: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xfBeCCfxUrmezW7J4GAD9Beqb7eT5VytthBPjEEUtrpbA7RSwFdsKKwxByka/his2-09und02-informacoes-sobre-aparelhos-de-som.pdf
- Documento contendo o slide da Sistematização: HIS2_09UND02 - Slide da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HehuYTjxnADSDYAvtNXtGDrvFVcsd7AZg5wNck384xkhDgSUtR2RK2Mvr9kz/his2-09und02-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre Patrimônio para você se preparar para a aula:
- Fonte de mídia que apresenta o tema: Qual a diferença entre MEMÓRIA e HISTÓRIA? - Conceitos Históricos: https://www.youtube.com/watch?v=XRDzvuc4AAU . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que apresenta o tema: Educação Patrimonial: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/educa%C3%A7%C3%A3o_patrimonial.pdf . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que apresenta o tema: Patrimônio Cultural Imaterial: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que apresenta o tema: Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais: http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que apresenta o tema: Patrimônio Cultural: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que apresenta o tema: Patrimônio Material: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/276 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que apresenta o tema: Patrimônio Imaterial: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234 . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que apresenta o tema: Preservação do patrimônio: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
- Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite antecipadamente que os alunos façam uma entrevista com alguma pessoa que tenha mais de 50 anos para que esta aula cumpra com seu objetivo.
- Faça a impressão do documento HIS2_09UND02 - Roteiro para entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UqCfsfvf6anm4MBcKBAmxr8c2U5paFCG4d6FK4c8fnB8m9neA3qkbXFgPTYC/his2-09und02-roteiro-para-entrevista.pdf e entregue aos alunos para que eles possam fazer os registros desta atividade - informe aos alunos que a execução desta atividade deverá ser acompanhada por um adulto para que este ajude-os nos registros.
- Diga aos alunos que esta entrevista fará parte de um livro que a turma construirá, juntamente as músicas citadas pelos entrevistados e que por isso deverão ter muito cuidado com o material, não podendo nem dobrar e nem amassar.
- Faça a impressão de cópias a mais do que o número de alunos para caso seja necessária a substituição de alguma atividade.
- Você deverá agendar a entrega desta atividade com um prazo mínimo de 01 (uma) semana antes da execução desta aula, para que seja possível cumprir com todos os passos descritos.
- Para que esse tema fique gravado no aprendizado dos alunos a sistematização para a aula é um Sarau Literário, que ficará ao seu critério o melhor horário para acontecer.
- Elabore um convite a ser enviado às famílias, e principalmente à pessoa que foi entrevistada, para participarem do sarau literário da turma.
- Esse convite deverá ser enviado para casa do aluno juntamente a entrevista.
- Grave as músicas citadas nas entrevistas para você apresentar aos alunos e para serem usadas no Sarau Literário.
- Organize as entrevistas, previamente, na pasta catalogo, deixando plásticos vazios (intercalando as entrevistas) para as produções de desenhos feitas pelos alunos.
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre a importância das memórias de uma sociedade na construção de sua história, de seu passado.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA