Modelo Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Caminhos dos nossos cotidianos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços de sociabilidade
Por: Deise Silva Sousa
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel, lápis de cor e mapa da cidade.
Material complementar:
Imprima o modelo disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aD5SH8bCYYSMTUz9qPN3b9QERa46K2Hgj8rWZChKyn6gBYTaAxfe3EM8Cq6x/his2-01und02-modelo-contextualizacao.pdf
Imprima as imagens deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWfn9VnQrubrJeTNHrBVunmCffx32BS6kUNp7PKa7R53ENGNDTsdXgT7bkE6/his2-01und02-imagens-para-colagem.pdf
Para você saber mais:
Sobre história local e patrimônio:
- BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. 2ª Parte. Capítulo I. 3. Cotidiano e história local. In: _______ Ensino de História [livro eletrônico]: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez. 2018. s/p. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=N3dZDwAAQBAJ&lpg=PT5&ots=Ew0AY8Zlzg&dq=mapas%20no%20ensino%20de%20hist%C3%B3ria&lr&hl=pt-BR&pg=PT3#v=onepage&q&f=false
- MATTOZZI, Ivo. Currículo de história e educação para o patrimônio. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 135-155, jun. 2008. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/558614/mod_resource/content/0/MATOZZI_Ivo.pdf Acesso em 28 de março de 2019
- MOREIRA, Carla. O entendimento do património no contexto local. In: Revista Oppidum, Portugal, Lousada, n.1, p. 127-140. 2006. Disponível em: https://www.rotadoromanico.com/SiteCollectionDocuments/Romanico_Mais%20Informacao/Revista%20OPPIDUM/O_entendimento_do_Patrim%C3%B3nio_no_contexto_local_pp.127-140.pdf
A respeito do uso da cartografia na história:
- CINTRA, Jorge Pimentel. A Cartografia digital como ferramenta para a Cartografia histórica de cidades. In: III Simpósio Luso Brasileiro de Cartografia Histórica, 2009, Ouro Preto. Anais do III SLBCH. Belo Horizonte: Centro de Referência em Cartografia Histórica, 2009. v. 1. p. 1-15. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jorge_Cintra/publication/267788187_A_Cartografia_digital_como_ferramenta_para_a_Cartografia_historica/links/552bae510cf21acb091e5a33.pdf
Sobre cartografia social e história:
- PRADO FILHO, Kleber; TETI, Marcela Montalvão. A cartografia como método para as ciências humanas e sociais. Revista Barbarói (UNISC. Online) , v. 1, p. 45-59, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000100004
A respeito da acessibilidade dos mapas usados:
- LOCH, Ruth Emília Nogueira. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal de Cartografia , v. 1, n. 1, 2008. p. 35-58. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia/article/view/1362/1087
Objetivo
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA