Diálogo
Plano de Aula
Plano de aula: Fiando e tecendo História
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impacto ambiental das formas de trabalho
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor, precisará imprimir o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade), e também precisará de lápis de cor, giz de cera, tinta, ou algo para que possam desenhar e colorir.
Material complementar:
HIS2_11UND01 - Diálogo -
HIS2_11UND01 - Completando o diálogo -
HIS2_11UND01 - Canto das fiandeiras - Casa da farinha -
HIS2_11UND01 - Fiandeiras - Ilumiara -
HIS2_11UND01 - Imagens dos slides para impressão -
Para você saber mais:
Fonte: Quem canta…, de Rosana Maria Pichuti Gandolphi, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5200/quem-canta. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Entenda a importância das cantigas para as crianças, de Laís Semis, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11870/entenda-a-importancia-das-cantigas-para-as-criancas. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Pedro Demo fala sobre educação pela pesquisa, de Nova Escola, disponível em:https://novaescola.org.br/conteudo/3881/pedro-demo-fala-sobre-educacao-pela-pesquisa. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Violeta Hemsy de Gainza fala sobre educação musical, de Paula Nadal, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/857/violeta-hemsy-de-gainza-fala-sobre-educacao-musical. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Formas e sons a serviço do conteúdo na poesia, de Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1010/formas-e-sons-a-servico-do-conteudo-na-poesia. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Ao final dessa aula espera-se que os alunos compreendam a importância e a contribuição das atividades econômicas da sua região no desenvolvimento e crescimento das cidades.
Para você saber mais: Para você enriquecer o conhecimento no assunto e acrescentar possíveis melhorias no plano de aula segundo a realidade das suas crianças e de sua escola, seguem os links:
Fonte: Quem canta…, de Rosana Maria Pichuti Gandolphi, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5200/quem-canta. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Entenda a importância das cantigas para as crianças, de Laís Semis, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11870/entenda-a-importancia-das-cantigas-para-as-criancas. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Pedro Demo fala sobre educação pela pesquisa, de Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3881/pedro-demo-fala-sobre-educacao-pela-pesquisa. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Violeta Hemsy de Gainza fala sobre educação musical, de Paula Nadal, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/857/violeta-hemsy-de-gainza-fala-sobre-educacao-musical. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Formas e sons a serviço do conteúdo na poesia, de Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1010/formas-e-sons-a-servico-do-conteudo-na-poesia. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA