Margaret Hamilton e Antonieta de Barros
Plano de Aula
Plano de aula: Profissões que são exercidas por mulheres atualmente
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha A3 (ou outro papel de sua preferência) e material para confeccionar o cartaz (lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor, papéis coloridos, revistas, tesoura, cola). Data show ou quadro.
Material complementar:
MULHERES REVOLUCIONÁRIAS | QUINTAL DA CULTURA. Quintal da Cultura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Vl-tY2N4sjE. Acesso em: 18 de março de 2019.
Margaret Hamilton e Antonieta de Barros -
Brasileiras revolucionárias -
Para você saber mais:
GAROFALO, Débora. Mulheres na tecnologia: esse espaço também é nosso. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16089/mulheres-na-tecnologia-esse-espaco-tambem-e-nosso. Acesso em: 18 de março de 2019.
BASTOS, Mariana. Mulheres avançam em profissões dominadas por homens. Gênero e Número. Disponível em: http://www.generonumero.media/mulheres-avancam-em-profissoes-dominadas-por-homens/. Acesso em: 18 de março de 2019.
BARATA, Germana. Por mais mulheres em todas as profissões. Jornal da Unicamp. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/germana-barata/por-mais-mulheres-em-todas-profissoes. Acesso em: 18 de março de 2019.
SANTANA, Ana Elisa. Chiquinha Gonzaga: a vanguarda da mulher na música brasileira. EBC. Disponível em: http://www.ebc.com.br/cultura/2015/02/80-anos-sem-chiquinha-gonzaga. Acesso em: 19 de março de 2019.
MARUM, Pedro Henrique; DE VIVO, Nathalia. 'As pioneiras': Bia Figueiredo - primeira brasileira na Indy e pilota de carreira internacional consolidada. Grande Prêmio. Disponível em: https://www.grandepremio.com.br/outras/noticias/as-pioneiras-bia-figueiredo---primeira-brasileira-na-indy-e-pilota-de-carreira-internacional-consolidada. Acesso em: 19 de março de 2019.
PIRES, Fátima. Primeira mulher do Brasil a ser caminhoneira de profissão. RankBrasil. Disponível em: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/06t6/Primeira_Mulher_Do_Brasil_A_Ser_Caminhoneira_De_Profissao. Acesso em: 19 de março de 2019.
ZWERDLING, Robert. Brasileiras pioneiras. Aero Magazine. Disponível em: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/brasileiras-pioneiras_1014.html. Acesso em: 19 de março de 2019.
DE MELO, Hildete Pereira; RODRIGUES, Ligia M. C. S. Pioneiras da Ciência no Brasil. Disponível em: http://cnpq.br/documents/10157/6c9d74dc-0ac8-4937-818d-e10d8828f261. Acesso em: 19 de março de 2019.
LUÍZA ALZIRA TEIXEIRA SORIANO (IN MEMORIAM). Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/comissao-de-defesa-dos-direitos-da-mulher-cmulher/seminarios-e-outros-eventos/diploma-mulher-cidada-carlota-pereira-de-queiros/edicao-2018-diploma-mulher-cidada-carlota-pereira-de-queiros/resumo-alzira-soriano. Acesso em: 19 de março de 2019.
CORREIA, Alanna de Oliveira. Mulheres no Mercado de Trabalho. Labor Memória Viva do TST. Disponível em: http://www.tst.jus.br/documents/10157/3600569/Labor+Maria+Carolina+17-04.pdf. Acesso em: 19 de março de 2019.
ANTONIETA DE BARROS (1901-1952). Heróis de Todo Mundo. Disponível em: http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/antonietadebarros. Acesso em: 19 de março de 2019.
NUNES, Emily Canto. Margaret Hamilton: a mãe da engenharia de software. Intel. Disponível em: https://iq.intel.com.br/margaret-hamilton-mae-da-engenharia-de-software/. Acesso em: 20 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Diga que vocês vão conversar sobre algumas mulheres que tiveram coragem de fazer aquilo que gostavam mesmo que a sociedade achasse que era uma tarefa só para os homens.
Nesta aula, espera-se que os alunos conheçam algumas mulheres com profissões que já foram consideradas masculinas e que desconstruam a ideia de que a profissão está ligada ao gênero. É preciso desenvolver a consciência de que as mulheres ainda são minoria em muitas profissões e em cargos gerenciais e que elas tiveram que lutar para conquistar o espaço que ocupam hoje.
Para você saber mais:
BASTOS, Mariana. Mulheres avançam em profissões dominadas por homens. Gênero e Número. Disponível em: http://www.generonumero.media/mulheres-avancam-em-profissoes-dominadas-por-homens/. Acesso em: 18 de março de 2019.
BARATA, Germana. Por mais mulheres em todas as profissões. Jornal da Unicamp. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/germana-barata/por-mais-mulheres-em-todas-profissoes. Acesso em: 18 de março de 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA