Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo os aumentativos e diminutivos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Encolhendo e aumentando palavras
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.
Materiais necessários: Poema escrito para trabalhar o diminutivo, (LALAU; LAURABEATRIZ. Bem-te-vi e outras poesias. São Paulo: Cia das letrinhas, 2010); charge para trabalhar o aumentativo (SGRIO, Fábio. Sem título. Disponível em: http://fsgroi65.wixsite.com/ilustrador/charges. Acesso: 25 nov 2018.) quadro (nesse caso, uma cartolina para reproduzir a charge utilizada)/projetor; giz/pincel e cartolina.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.
Referências sobre o assunto:
ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
- Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA