Plano de Aula

Plano de aula: Palavras com os grafemas P, B, F, V, T, D

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 min

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 20 min

Pensando sobre a escrita de palavras com correspondências regulares diretas

Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão pensar sobre a escrita correta de palavras com correspondências regulares diretas.

O principio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa

Inicie a aula com o questionamento:

- Alguém lembra o que é um trava-língua? Quem pode citar um exemplo?

Espera-se que os alunos citem exemplos de trava-línguas já trabalhados em aulas anteriores.

Projete ou registre no quadro o trava-língua: “O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa”.

Leia o trava-língua e questione:

- Qual é a letra cujo som mais aparece nesse trava-língua?

Espera-se que os alunos respondam que é o som da letra P, caso eles não respondam, faça essa observação.

- Quais são as palavras desse trava-língua que possuem a letra P?

Espera-se que os alunos respondam quais são as palavras: princípio, principal, príncipe, principiava, principalmente, principesco, princesa. Registre no quadro as palavras citadas pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra P.

- Existe alguma outra letra que pode ser usada para representar o som da letra P?

Espera-se que os alunos respondam que não existe outra letra para representar o som da letra P porque essa letra representa um só som. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.

- Alguém conhece alguma letra que possui um som parecido com o som da letra P?

Espera-se que os alunos respondam que o som da letra B é parecido com o som da letra P. Caso eles não deem essa resposta, faça essa observação.

- Quem pode citar exemplos de palavras com a letra B?

Registre no quadro, os exemplos citados pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra B. Caso eles não consigam dar os exemplos, solicite que observem a lista com os nomes dos alunos exposta na sala ou outra lista de palavras já trabalhada com a turma.

Faça a leitura compartilhada das palavras e depois chame a atenção dos alunos para a pronúncia das letras P e B, que apesar de serem pronunciadas de forma muito parecida, cada uma dessas letras representa um determinado som/fonema, pois não competem com o som de outras letras ou dígrafos.

Pergunte:

- Alguém conhece outras letras que representam um único som? Quais?

Espera-se que os alunos respondam que as letras T, D, F, V também representam apenas um som, ou seja, cada uma delas representa um único fonema e vice-versa. Caso eles não respondam isso, escreva essas letras no quadro e faça essa observação. Caso os alunos citem outras letras, anote-as no quadro e analise junto com eles a partir de exemplos de palavras se as letras citadas realmente representam um único som, ou seja, se tem correspondência regular direta entre letra/grafema e som/ fonema e vice-versa. Se os alunos citarem uma letra que apresenta correspondência contextual como, por exemplo, a letra G, solicite que eles deem alguns exemplos de palavras com essa letra e analise-as junto com eles. Caso não surja nenhuma palavra com o G representando outro som, você mesmo(a) pode sugerir algumas palavras (ex: GIRAFA, GATO, VIAGEM, GOIABA, GIZ, GARÇOM, GELO, GUARANÁ) e analisá-las junto com os alunos, chamando a atenção para o som dessa letra em diferentes palavras (o som do G antes de E e I e antes de A, O, U).

Organize a turma em duplas de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas para ajudar os colegas em processo de alfabetização.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA