Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Adição na reta numerada - Parte I
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Representação e movimentação na reta numerada
Por: Rejane Bianchini
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidades da BNCC
(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à direita ao conceito de adição.
Conceito-chave
Representação na reta numerada (números e operações).
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Fotocopiadas (se achar conveniente).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar os conhecimentos sobre o funcionamento da reta numerada para resolver e representar problemas associando o deslocamento à direita ao conceito de adição.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA