Plano de Aula

Plano de aula: Fichas sobrepostas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Princípios do sistema de numeração decimal

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Barreto Maia Santos

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC:

EF02MA04:Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Objetivos específicos

Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).



Conceito-chave

Sistema de numeração decimal, fichas sobrepostas.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno;
  • Fichas sobrepostas impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo estimado: 2 minutos

Orientações para o professor:

  • Leia com a turma o objetivo da aula e reflita sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
  • Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
  • Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”
  • As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que decompor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (234 = 200 + 30 + 4) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
  • Assim, já é possível coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA