Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Fichas sobrepostas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Princípios do sistema de numeração decimal
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Barreto Maia Santos
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC:
EF02MA04:Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Objetivos específicos
Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).
Conceito-chave
Sistema de numeração decimal, fichas sobrepostas.
Recursos necessários
- Lápis, borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno;
- Fichas sobrepostas impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreensão de números de até três algarismos (relação entre unidade, dezena e centena; composição e decomposição de números até 1000).
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo estimado: 2 minutos
Orientações para o professor:
- Leia com a turma o objetivo da aula e reflita sobre o significado, perguntando “Quem entendeu o que o objetivo quer dizer?”
- Pergunte: “O que significa decompor um número? E Compor?
- Ouça as respostas dos alunos e faça perguntas como: “É correto dizer que ao juntar 200 com 100 terei a composição de 300? Por quê?”, “E se eu decompuser 500 assim 250 +250, está correto? Explique, por favor!”, “Quem sabe um exemplo de decomposição de um valor?” “E um exemplo de composição?”
- As perguntas têm o objetivo de levá-los a concluir que decompor um valor pode ser conforme as ordens dos algarismos (234 = 200 + 30 + 4) ou da forma que preferir (230 + 4, 100+100+15+15+4, 150 + 50 + 20 + 14…).
- Assim, já é possível coletar os conhecimentos prévios acerca do tema.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA