Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Litros ou mililitros?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relações entre unidades de medida padronizadas ou não
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Cecília Silva
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).
Objetivos específicos
Compreender ideias de medidas de capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.
Conceito-chave
Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não.
Recursos necessários
- Lápis colorido e grafite.
- Caderno.
- Atividades impressas.
- Copos descartáveis com medidas de capacidade diferentes (200 ml, 250 ml e outros disponíveis).
- Garrafas pet (será utilizada uma por trios ou duplas).
- Cola.
- Água (não é necessário ser mineral).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender ideias de medidas de capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA