Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_18GRM04
Recursos
_Necessários: Atividade enviada impressa, ou pela internet; embalagens de produtos variados medidos com unidades de capacidade; Copos descartáveis com medidas de capacidade diferentes (200 ml, 250 ml e outros disponíveis).; Garrafas pet
_Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp.
Para este plano, foque nas etapas do Aquecimento, da Atividade principal e na Discussão das soluções.
Esta adaptação deve ser aplicada em duas aulas.
Aquecimento
Este é uma atividade para a construção do conceito de medidas de capacidade com unidades padronizadas, por isso os alunos devem fazer investigações em diferentes situações do cotidiano que essas unidades podem ser aplicadas. Eles precisarão do documento da atividade principal e as questões ampliadas que estão neste documento.
Primeira aula
Se você estiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador com o slide 2. Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e seus conhecimentos prévios sobre a utilização das medidas de capacidade que conhecem. Peça que façam uma pesquisa em suas casas e descubram produtos que foram comprados por litro e promova a socialização do que descobriram. Faça perguntas e explore as medidas de acordo com o que os alunos apresentarem. É importante que observem que existem vários instrumentos de medir de diversos tamanhos e que recebem diferentes nomenclaturas e símbolos (L, mL). Fale sobre a equivalência dessas medidas. É importante para a realização da atividade principal que saibam a correspondência, 1000 mL = 1 L.
Se você tiver contato com seus alunos pelo WhatsApp, encaminhe no grupo da turma a proposta a seguir.
FAÇA UMA PESQUISA EM SUA CASA E DEPOIS REGISTRE AS RESPOSTAS:
1. QUE PRODUTOS VOCÊS TÊM EM CASA E QUE FORAM COMPRADOS POR LITRO?
2. QUAIS DESSES PRODUTOS TÊM MENOS DE UM LITRO?
3. VOCÊ SABE QUANTOS MILILITROS TÊM EM UM LITRO?
Peça que façam a pesquisa, compartilhem as descobertas enviando imagens ou mensagens de texto no grupo. Depois proponha uma discussão usando as questões.
Se não tiver contato com seus alunos pela internet, imprima as questões da pesquisa e envie aos alunos, depois peça que devolvam para você. Para socializar as pesquisas feitas pela turma, reúna algumas respostas que considerar importante e encaminhe de volta para cada um junto com a devolutiva da pesquisa. Eles precisam ter a noção da equivalência entre um litro e mil mililitros para poderem realizar a próxima atividade.
Atividade principal
Esta atividade deve ser desenvolvida em uma segunda aula, pois os alunos precisam ter passado pela realização da proposta do aquecimento. Se você tiver contato com seus alunos pelo WhatsApp, encaminhe no grupo da turma a imagem do slide 3 com a situação-problema. Peça que leiam e levantem suas hipóteses, registrem e encaminhem para você.
Se não tiver contato com seus alunos pela internet, imprima o conteúdo da atividade principal que está nos materiais e atividades. Os alunos podem registrar no caderno suas hipóteses e enviar para você.
Se você estiver em momento síncrono com seus alunos, compartilhe a tela do seu computador com o slide 3. Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Ouça as hipóteses levantadas pela turma e vá para a discussão das soluções.
Discussão das soluções
A grande aprendizagem da segunda aula está nessa discussão das soluções, por isso a discussão deve ser feita depois do desenvolvimento da atividade principal. É importante que os alunos possam socializar suas descobertas para consolidar a aprendizagem. Eles precisam conhecer possibilidades de instrumentos de medidas de diferentes capacidades, então peça que enviem as descobertas para você. Se tiver em momento síncrono com eles, proporcione uma discussão enquanto compartilham suas respostas. Deixe que falem quantos copos encheram e por que motivo acham que foi possível encher essa quantidade. Possivelmente começarão a notar que alguns colegas encheram quantidades diferentes de copos, e deixe-os elaborar as hipóteses sobre o motivo. Ao final da discussão, pode ser apresentada a sequência de slides de discussão das soluções, apresentando a capacidade diferente dos copos. Faça os cálculos da capacidade com os alunos (lembre-se do objetivo do plano, que neste momento não tem foco em resolução de cálculos). Faça as perguntas:
- Todos os colegas encheram as mesmas quantidades de copos?
- O que houve?
- Por que isso ocorreu?
Como podemos saber quanto significa um litro?
Você pode promover essa discussão e compartilhamento das respostas por meio do grupo de WhatsApp, pedindo que os alunos enviem fotos da tarefa ou gravem áudios contando suas descobertas.
Em caso de tarefas impressas, reúna algumas respostas que podem ajudar os alunos a compreenderem melhor as unidades de medida de capacidade e encaminhe para eles junto com a devolutiva da situação-problema. Encaminhe também a equivalência das medidas que estão nos slides 5, 6 e 7.
Sistematização e Encerramento
Retome os conceitos da aula e encerre a atividade ressaltando as formas de saber a capacidade das embalagens, o significado das nomenclaturas litros e mililitros e a correspondência entre elas. Peça para que registrem essas equivalências no caderno. Esta sistematização pode ser feita online ou encaminhada impressa junto com a devolutiva da tarefa. Use o texto e as imagens dos slides 8 e 9.
Convite às famílias
Convide os responsáveis pelos alunos para participarem ativamente da pesquisa. Escreva um pequeno texto ou grave um áudio aos familiares solicitando apoio para o desenvolvimento das atividades. Fale um pouco da aprendizagem envolvida, valorizando a realização das tarefas. Se desejar ampliar a aprendizagem, encaminhe as atividades complementares deste plano para serem feitas em outra aula.