Plano de Aula

Plano de aula: Litros ou mililitros?

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relações entre unidades de medida padronizadas ou não

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).

 

Objetivos específicos

Compreender ideias de medidas de  capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados ou não.

Recursos necessários

  • Lápis colorido e grafite.
  • Caderno.
  • Atividades impressas.
  • Copos descartáveis com medidas de capacidade diferentes (200 ml, 250 ml e outros disponíveis).
  • Garrafas pet (será utilizada uma por trios ou duplas).
  • Cola.
  • Água (não é necessário ser mineral).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Compreender ideias de medidas de  capacidade com unidades padronizadas ou não em diferentes situações do cotidiano.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA