Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_14GEO02
Recursos:
- Necessários: Um meio de comunicação com os alunos ( WhatsApp, Google ClassRoom, ou envio das tarefas impressas pelos responsáveis); material do aluno; materiais para maquete da sala de aula como caixinhas de fósforo e de remédio, papelão,etc; folhas de sulfite.
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções
Atividade principal
Realize uma conversa inicial pelo WhatsApp sobre maquete e planta baixa. Pergunte se sabem o que é maquete e planta baixa e esclareça que maquete é a representação reduzida de determinados espaços: parque, praça, casa, prédio, entre outros, como também de cômodos e que uma maquete pode ser feita de qualquer espaço, utilizando materiais diversos. Já a planta baixa representa a forma plana destes espaços, porém sempre com a visão de cima. Depois solicite aos alunos que separem alguns materiais recicláveis, como caixas de remédios, de fósforo e outras, com formas arredondadas. Explique que nesta aula de geometria vão aprender a representar o ambiente da sala de aula através de maquetes, usando como referência imagens de plantas baixas. Envie fotos de plantas baixas de salas de aula com diferentes organizações das carteiras, em U, em círculos, enfileiradas, em grupos, etc. No documento das atividades complementares você encontra algumas imagens que pode enviar aos alunos como exemplos. Se você estiver enviando tarefas impressas aos seus alunos ou usando a sala de aula do Google, encaminhe estes conceitos, imagens e os questionamentos junto com as consignas da tarefa. Para o primeiro momento da aula, peça que escolham uma dessas plantas e solicite que separem o material de acordo com a escolha que tiverem feito. Eles poderão usar as caixinhas de fósforo para representar as carteiras, e outras maiores para representar a mesa do professor, armário, e outros móveis que possivelmente farão parte da realidade da sua escola. É importante que eles representem maquetes parecidas com o que têm realmente em suas salas de aula, para que a atividade seja significativa. O segundo momento da atividade é o desenho das maquetes. Solicite que façam seus desenhos baseados na maquete que fizeram numa folha de sulfite. Oriente que os desenhos sejam socializados para que apreciem as produções dos colegas e façam comparações. Eles poderão enviar fotos dos seus desenhos e maquetes, lado a lado, no grupo de WhatsApp. Faça questionamentos para que eles analisem juntamente como reproduziram as carteiras dos alunos, mesa do professor, etc. Você pode enviar as perguntas para eles no grupo por mensagem ou gravar áudio, e eles podem responder da mesma forma:
- Olhem para os desenhos dos colegas, o que mudou?
- Qual a diferença entre as duas plantas baixas?
- E qual a semelhança entre elas?
- As soluções podem ser diferentes?
Se as imagens das maquetes não for possível, peça que enviem somente os desenhos representando a maquete que fizeram.
Você pode dar todas as orientações no grupo, ou se não for possível, elabore consignas com as ações que os alunos precisam fazer e entregue impressas aos responsáveis, ou poste na sua sala no Google Classroom. Os alunos podem fazer o registro por escrito ou usando o Google Documentos e compartilhar com você. As demais questões levantadas nesta etapa podem ser respondidas pelo aluno por escrito ou via Google Documentos, com inserções de registros fotográficos desse momento (caso seja possível).
Discussão das soluções
Este momento é de muito aprendizado, onde os alunos demonstram as maquetes feitas e conseguem aprimorar as noções geométricas. Assim, aproveite as dúvidas ou questionamentos para ampliar o conteúdo sobre mapas, especificamente plantas baixas. Se ainda não perceberam, deve ressaltar que embora não temos o hábito de olhar de cima, é assim que as representações são feitas em mapas ou plantas de casas, apartamentos, ruas, entre outros. Faça-os comparar os desenhos com as maquetes, mostre a necessidade do uso de escala nestas representações. Use os questionamentos sugeridos para promover a reflexão na turma:
- Qual a diferença entre as plantas baixas dos colegas?
- E qual a semelhança com a sua?
- O que achou da vista de cima? Costuma desenhar objetos assim?
- Compreendeu a expressão “planta baixa”? Já viu alguns desenhos assim?
Se você não tiver acesso pelo WhatsApp com seus alunos, você pode devolver os desenhos que fizeram com problematizações que os façam pensar sobre a situação, e se for seu caso, via Google Documentos, usando os comentários.
Sistematização e Encerramento
Encerre a atividade retomando os conceitos de maquete e planta baixa, esclarecendo as diferenças e destacando a visão vertical na elaboração de planta baixa. Ressalte que planta baixa é uma forma de representação de um espaço visto de cima. Use os textos dos slides 6 e 7. Pode enviar impressos junto com a devolutiva da tarefa, ou escrevê-los nos comentários.
Convite às famílias
Convide a família a participar junto aos alunos da etapa da Atividade Principal. Você pode enviar um texto junto com a atividade ou um áudio no grupo da turma, solicitando o apoio dos responsáveis.