Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_19GRM05
Recursos
- Necessários: Atividade impressa, ou enviada pela internet (Google Meet, Zoom; WhatsApp; celular; Google Classroom); uma régua.
Para este plano foque nas etapas da Atividade principal e na Discussão das Soluções
Atividade principal
Para a resolução dessa atividade os alunos devem ter acesso ao documento que está nos Materiais e Atividades, e uma régua. Eles precisam ter noções da unidade de medida que será usada na atividade, que são os centímetros. A medição, mesmo com régua que é um instrumento padronizado para medidas de comprimento, pode apresentar diferentes resultados caso não seja utilizada corretamente. Para que o aluno desenvolva a atividade com tranquilidade, retome como a régua deve ser utilizada. Para auxiliar, pergunte aos alunos:
- Como utilizamos a régua?
- De onde iniciamos a medida?
- Qual o último valor apresentado na sua régua?
- Todas as réguas têm a mesma medida?
Se você não tiver comunicação on-line com seus alunos, encaminhe o documento impresso da atividade e peça para que eles resolvam. Explique para eles que as medidas que estão nas peças do tangram não correspondem às medidas reais. Incentive uma reflexão enviando também outras perguntas. Você pode perguntar:
- De que maneira podemos obter a medida da colcha?
- O que precisamos para resolver?
- Existe apenas uma forma de resolver o problema?
Você pode postar no Google Classroom o documento com a atividade e encaminhar algumas questões e orientações que achar necessário.
Você pode enviar a imagem dos slides 3 e 4 pelo WhatsApp e pedir que os alunos, baseados nas medidas das peças, façam os cálculos em seus cadernos. Explique que eles poderiam fazer desenhos também, porém neste caso, o papel deveria ser grande já que uma folha de caderno não seria suficiente, considerando as medidas de comprimento usadas nos retalhos. Você também pode gravar um áudio com as orientações, esclarecimentos e questionamentos. Peça que depois enviem a resposta para você por áudio ou mensagens por texto e que expliquem como fizeram para chegar no resultado final. Eles podem tirar foto de seus cálculos e desenhos, se optarem por fazê-lo, e enviar no grupo.
Discussão das soluções
Peça para que os alunos expliquem a resolução do problema e exponham como elaboraram os pensamentos para obter a medida da colcha. Pode ser que eles tenham feito a soma por partes ou calculado pelo todo, juntando mais do que uma régua. Depois faça as perguntas:
- Todos os alunos pensaram da mesma forma?
- As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
- Têm uma forma mais fácil ou mais difícil de chegar ao resultado?
Você pode usar as imagens dos slides 5 e 6 com as respostas e a conclusão. Se não tiver contato on-line com os alunos, reúna as principais respostas enviadas por eles e envie com a devolutiva e o encerramento da atividade. Inclua as ideias que forem diferentes das apresentadas por eles. Você pode inserir comentários nas tarefas deles se sua comunicação com os alunos for pelo Google Classroom.
Encerramento
Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante que eles concluam que a régua é um instrumento que pode ser usado para calcular a medida de comprimento, que pode ser pela soma das partes ou pelo todo. Você pode disponibilizar essa sistematização para os alunos por meio impresso, usando a imagem do slide 7 ou por compartilhamento de tela, conforme for o seu caso.
Raio X
Apresente a nova situação e peça que os alunos resolvam e depois encaminhem o resultado para você. Você pode enviar print da imagem do slide 8 pelo Whatsapp, fazer cópia para os alunos ou ainda postar o documento no Google Classroom. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar na aprendizagem desenvolvida.
Convite às famílias
Peça aos responsáveis para que apoiem os filhos na realização da atividade. Oriente que ajudem com o manuseio da régua. Você pode enviar um texto solicitando esse envolvimento dos familiares e dar orientações; ou gravar um áudio e enviar, se tiver comunicação pelo celular.