Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_03NUM03
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou WhatsApp.
- Opcionais: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets, Whiteboard, Jamboard.
Para este plano, foque nas etapas Atividade Principal e Raio X. Você pode aplicar o plano em duas aulas, usando a atividade principal em uma delas e a atividade do raio x em outra.
Atividade principal
A atividade original foi planejada para ser feita em duplas ou trios, porém esta adaptação torna possível que os alunos façam individualmente em suas casas. Para desenvolver a atividade com seus alunos você precisará disponibilizar com a tarefa fichas com os símbolos impressas, ou encaminhar aos alunos para que possam reproduzi-las. Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide com os símbolos e os seus respectivos valores, projetando a sua tela. Caso não tenha internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. No primeiro momento deixe que os alunos manuseiem as fichas um pouco e formem os valores primeiro oralmente e aleatoriamente até que se se familiarizem com elas. Você pode gravar um áudio e encaminhar via WhatsApp ou escrever um pequeno texto dando orientações e fazendo questionamentos: “Tenho 1 coração e 1 círculo! Que valor eu tenho?", "Agora tenho 1 quadrado e 1 coração! Quanto tenho?”, "Que valores é possível formar com essas fichas?"
Depois os alunos devem resolver a atividade escrita, usando as fichas. Se achar mais fácil, pode pedir aos alunos que desenhem os símbolos, ao invés de usarem as fichas. Neste caso, convencione com a turma os símbolos que usarão, que podem ser os mesmos, ou então criar outros se preferir. Faça os seguintes questionamentos:
- Quais fichas podemos usar para formar 10 unidades?
- Para formar 50 unidades, quais fichas posso usar?
- Para formar 100 unidades, que combinações de fichas podemos fazer?
Discussão das soluções
Socialize e discuta as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compará-las e aprimorar o cálculo mental. Se estiver em um momento síncrono, escolha um dos valores da atividade e convide um aluno para mostrar como o compôs. Você pode fazer isto usando o grupo de WhatsApp, e os alunos podem fotografar suas respostas e mandar no grupo. Caso tenha acesso a quadros virtuais como o Whiteboard ou o Jamboard, você pode compartilhar a tela e fazer as anotações do que os alunos forem conversando por meio dele. Se as respostas forem impressas, envie alguns questionamentos junto com a atividade. Peça para que se possível, troquem ideias pelo menos com um colega e depois registrem no caderno mais uma formação de valor que seja diferente da sua, junto com o nome do autor. Conduza a discussão para promover a compreensão que existem diversas possibilidades de compor um valor e muitas caminhos para chegar a ele.
Pergunte: “Quem fez diferente?”, “Faz diferença mudarmos a ordem das fichas?”, "Que valores são possíveis de formar com essas fichas?", “Existe uma só maneira de compor um determinado valor? Por quê?”, “Que estratégia te ajudou na hora de somar os valores parciais?”
Explore outras possibilidades de compor um valor que eles não tenham apresentado, somando diferentes parcelas, isso contribui para o desenvolvimento do cálculo mental.
Sistematização
Se não puder dar devolutivas coletivamente para a turma, reúna as diferentes respostas devolvidas para você, valide-as e encaminhe para seus alunos com sugestões das estratégias apresentadas por todos. Sistematize o conceito matemático de composição de números e das diversas alternativas para somar os valores utilizados no dia a dia. Ressalte a importância do cálculo mental nesta atividade.
Raio X
Esta atividade pode ser desenvolvida em uma outra aula. Da mesma forma que fez com a aplicação da atividade principal, se nenhuma das opções online forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que seus alunos respondam e devolvam usando o meio de comunicação que tiverem. Pergunte: “Será que se Maria tivesse colocado os símbolos amarelos no início teria ajudado?”, “Colocar os valores em ordem decrescente é importante?”, “Qual será a causa do erro da Maria?”, “O que faltou na estratégia dela?”
Peça que façam individualmente e depois comparem com a produção de um colega. Socialize as estratégias, perguntando quem quer mostrar como fez. Confira e valide cada uma, registrando as respostas diferentes e apresentando para a turma toda.
Se preferir, você pode aplicar esta atividade com o propósito original dela que é de avaliar a aprendizagem da aula. Neste caso, peça para que os alunos resolvam individualmente e depois encaminhem as respostas para você.
Convite às famílias
As famílias podem participar nesta atividade sendo desafiadas pelos alunos a criarem números diferentes utilizando os símbolos. Este pode ser um momento de interação entre membros da família e um maior envolvimento deles com a aprendizagem dos seus filhos. Se for possível, grave um áudio fazendo este convite e envie pelo WhatsApp às famílias, ou escreva um pequeno texto encaminhando junto com a proposta das atividades.