Plano de Aula

Plano de aula: O solo na agricultura e na pecuária

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

mais ações

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, atividade impressa, embalagens vazias de alimentos.

Orientações: Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para ser entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a Questão disparadora, por exemplo.

Uma semana antes da realização desta aula (se julgar necessário utilize mais tempo) peça para que a turma traga embalagens vazias e limpas de alimentos que costumam consumir em casa. Durante a aula as crianças trabalharão em grupos de quatro ou cinco integrantes. Selecione três embalagens para cada grupo de trabalho tomando cuidado para escolher alimentos bem diferentes uns dos outros e que sejam feitos de algum produto de origem animal ou vegetal. Prefira embalagens de alimentos mais frescos e menos industrializados (iogurtes, leites, cereais, frutas e verduras, que são vendidos embaladinhos, enlatados como milho e ervilha, conservas como azeitona, palmito e champignon, pães), assim será possível focar na alimentação saudável e, até, estimulá-la.

Se a realidade das crianças for diferente e você optar por alimentos mais industrializados, foque na origem daqueles alimentos relacionando-os com a agricultura e pecuária (por exemplo, se utilizar a embalagem de um salgadinho, diga que para fabricá-lo o principal produto é o milho. Assim, foque no milho no momento de analisar qual a relação dos alimentos com o solo). Evite embalagens de doces ou alimentos que as crianças não consigam identificar a origem. Se escolher esta abordagem, vale a pena falar sobre a alimentação saudável e sobre a importância de comer mais alimentos frescos e menos alimentos industrializados.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para que as crianças saibam o que será abordado nela. Aqui pode ser que seja necessário fazer a definição dos termos, portanto, inicie perguntando se as crianças sabem o que é agricultura e pecuária. Aproveite para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados