Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Jamboard e Youtube
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes construam croquis através de contos. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e comente que para brincar, às vezes, utilizamos cantigas de rodas. Tem uma muito famosa, chamada “Cadê?”, que é mais ou menos assim: cadê o gato? Foi para o mato, cadê o mato? Pegou fogo, cadê o fogo? A água apagou, cadê a água? O boi bebeu. Se o gato tivesse um croqui será que ele iria para um lugar perigoso? Muitos personagens dos contos se perderam por aí, por que andam por lugares desconhecidos. Vocês já leram essas histórias várias vezes que tal ajudar os personagens?
Contextualização (20 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide desta etapa que está no plano original aos estudantes e grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. No vídeo, comente que quando estamos em um lugar que conhecemos é fácil nos localizarmos, porém, quando nunca fomos a um lugar, utilizamos alguns pontos de referência que nos ajudam na localização. Quais pontos de referência poderiam ser representados em um croqui para ajudar as pessoas em um trajeto? E quais poderiam ser destacados na história de João e Maria e Chapeuzinho Vermelho para que eles não se perdessem na floresta?
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo para esta etapa e com ela encaminhe o slide do plano original. As histórias citadas no slide desta etapa são de conhecimento da maioria das crianças, mas, para relembrar, sugerimos que conte resumidamente os contos, destacando a palavra “perdidos”. Em seguida, dê um tempo para que os alunos pensem sobre a pergunta do slide. Pergunte a eles qual seria a importância da existência de um mapa na história para os personagens.
Se preferir, encaminhe os dois vídeos da história para os alunos para problematizar esta etapa:
- “Chapeuzinho Vermelho”, disponível aqui
- “João e Maria”, disponível aqui
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Divida a turma em dois grupos, cada um fará o croqui de uma das histórias. Fale com os alunos: se vocês estivessem dentro de uma caixa escondida nas florestas das duas histórias que vimos anteriormente, o que mudariam no caminho dos personagens? Encontrar um lobo e uma bruxa não é nada legal! Vocês agora podem criar um novo caminho para os personagens, com símbolos, como pontos de referência, para que eles possam ficar mais atentos aos perigos. Como naquela época não existia celular para Chapeuzinho e nem João e Maria consultar o GPS, vocês farão um croqui para ajudar na localização de cada um eles. Lembrem-se de que eles precisam chegar com segurança. Peça que em cartolinas e com os lápis de cor e de escrever eles façam suas produções.
Sistematização (30 minutos)
Construa uma frase coletiva com a turma que responda à pergunta do slide, sobre o que são croquis. Você pode usar, nesta etapa, o Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, onde os estudantes poderão colocar suas respostas, escrevendo no painel duas palavras que irão construir a resposta do slide.
O vídeo com o passo a passo para acesso à ferramenta encontra-se disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças à história de Hansel e Gretel. Ela ajuda a contextualizar sobre o quão importante é a localização.
- “Desenho animado infantil com Os Amiguinhos”, disponível aqui