Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que fazer com que os estudantes identifiquem os problemas do plástico no dia a dia da população e proponham estratégias. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo, dizendo: em um jogo de vôlei, o técnico sempre grita para o time “VAIIII!!”. Hoje iremos refletir e compreender melhor sobre os problemas ambientais do nosso planeta.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Pergunte: vocês sabiam que dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente? O dia foi escolhido depois de uma conferência, da qual vários países participaram, cujo objetivo era chamar atenção para os problemas ambientais que afetam a população e os recursos naturais.
Essa conferência aconteceu em 1972 e já se passaram aproximadamente 47 anos. Algumas leis foram criadas como tentativa de proteger o meio ambiente e impedir mais problemas.
- O que você tem feito pelo meio ambiente?
- E o que fará?
- Conhece alguma mudança que tivemos que tomar para preservar o meio ambiente e evitar mais problemas?
Explore o título e a imagem do slide do plano original. Para complementar a contextualização, envie o vídeo o Dia Mundial do Meio Ambiente, disponível aqui.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, e fale com os alunos: durante essa semana, quanto dos materiais presentes no slide do plano original vocês utilizaram? O que está escrito em cada imagem é o tempo que cada um deles demora para entrar em decomposição no meio ambiente. Cada aluno deverá pensar em uma estratégia para que esses materiais não sejam jogados no meio ambiente. Em seguida, devem responder a seguinte questão:
- Por que devemos refletir bem antes de comprar um produto e descartá-lo?
Por fim apresentar para a turma. Temos oito materiais então faça a divisão da turma em oito grupos, duplas ou trios. Peça que as respostas sejam encaminhadas por meio de mensagens de texto ou áudio, no grupo da turma.
Ação propositiva (cinco dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias e envie o slide do plano original. Fale com os alunos: assim como vocês, alguns Estados criaram estratégias e fizeram com que elas se transformassem em leis. É uma boa ideia transformar estratégias em lei? Por quê?
Explique aos alunos que eles terão que transformar as estratégias em um projeto de lei. Comente que você será o prefeito e irá avaliar se a lei tem um nome, um objetivo e o quão ela será efetiva para todos na escola. Peça para que sejam convincentes!
Envie aos estudantes o arquivo sobre como organizar o passo de um projeto de lei, e além disso, um vídeo da Câmara Mirim, de como fazer um projeto de lei.
- “Como fazer um projeto de lei?”, disponível aqui.
- “Câmara Mirim - Como fazer um projeto de lei”, disponível aqui.
Sistematização (50 minutos – assincronamente)
Nesta etapa, peça que cada estudante grave um vídeo com o auxílio de suas famílias, apresentando o projeto de lei aos demais. O vídeo não poder ter mais que quatro minutos e deverá ser compartilhado no grupo da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na produção de seus vídeos, apresentando os projetos de lei.