Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando ponto, linha e símbolo na Cartografia

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução à linguagem cartográfica.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, será proposta a construção de um circuito com obstáculos a ser transposto de acordo com a leitura de símbolos cartográficos.

Será necessário levar o desenho de um circuito a ser seguido pelos alunos, veja modelo disponibilizado nos materiais complementares.

Procure espaços na escola que ajudem no desenvolvimento da prática.

Exemplos: Arraste as cadeiras da sala de aula e deixe o centro livre ; utilize o pátio; a quadra.

Divida a turma em duplas antes de iniciar o plano.

Materiais necessários: Giz para riscar o chão e folha para montar o modelo do circuito.

Material complementar:

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4mcXWK4qAngtRvhNGU6pcmqneF6W8DEQjyaeMmDHt8Futb5YSz5jwkZUNdsd/geo3-07und01-problematizacao-imagens.pdf

Trajeto da escola até a casa de Ana: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5WTwFUgP7RJMQnbDWyRU3ED6XTgBNGRhx6NhtsC3TGZ6CR9ZUC9eHm8SFYG/geo3-07und01-sistematizacao-trajeto-de-ana.pdf

Circuito:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3PkHytjbk973dg3ZmGumR5PPZTKh3GRDrByvDTfy96n5zzncSgwuWjwjrq6W/geo3-07und01-acao-propositiva-circuito.pdf

Orientações:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CzbgJpg44qfSa3VW3QCXSS7h6TvSpagmwkBueyGa8gMCwxeENmGZEJZdsasE/geo3-07und01-acao-propositiva-orientacoes-para-o-circuito.pdf

Para você saber mais:

Para a construção de mapas futuramente precisamos passar por alguns assuntos, que é o caso desse plano de aula, em que trabalharemos a formação dos conceitos de ponto, linha e símbolo. As linhas são de grande importância para o traçado do mapa e de seus caminhos, o ponto nos ajuda na localização de específicos espaços no mapa e o símbolo dá significado às temáticas trabalhadas no mapa.

Sugestão de leitura: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. Ed; 2º reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para os alunos que a aula será diferente e animada, pois iremos construir um circuito para trabalhar os conceitos de ponto, linha e símbolo que são muito importantes na construção dos mapas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA