GEO3_01UND04 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Viola caipira e catira: imaterialidade cultural
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Inicie a aula com a turma em círculo.
Materiais necessários: Quadro, projetor, download da música sugerida e/ou vídeo do youtube
Material complementar:
Imagens da contextualização e problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScmD4NfzyhnShmDV2mTgArkdvjKrw5GdgKSPdwJuQsTh2cHuH9cCdJPksYhp/geo3-01und04-imagens-para-impressao.pdf
Música da Ação Propositiva: https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM
Para você saber mais:
http://www.picanhanalenha.com.br/catira-historia-e-tradicao-em-uberaba/
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18736/almeida-junior/obras?p=3>
Sobre a viola caipira, também vale conferir o video produzido pela unesp no youtube: <https://www.youtube.com/watch?v=kdVdzh0Q_F4>
MACHADO, Juliana Alves. CATIRA COMO INSTRUMENTO DE SOCIABILIDADE E BEM ESTAR.
IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola.v. 2 n. 1 (2012). Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240 > Acesso em 16 de janeiro de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Utilize a sala com as carteiras em círculo, de forma que o centro esteja livre. Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Peça aos alunos que leiam o tema em voz alta e juntos. Comente brevemente que a aula se desenvolverá para entender como um instrumento e uma dança podem se tornar símbolo de uma época e de um povo fazendo parte dos aspectos culturais.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA