Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Meio rural: cultura e economia
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comunidades e grupos sociais locais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão dos documentos para a Problematização, folha sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide deHIS3_07UND02 Slide da Contextualizaçao: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kPfevEPPmQpbUvbpfhEE3cM4cT7gVPfG4pRArcyDZYa2yWX2fdsHGS4MpMAP/his3-07und02-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de HIS3_07UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j8dZAEZqqWWJuec7VF2Q2PYup4nGQMcNdNDqSnaRS53BVDRdcQSGUYgJQGd8/his3-07und02-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a atividade proposta na Problematização: HIS3_07UND02 Atividade de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UPZ69Uc3RZ2cykmuH74BrkMhRbVhnf5fyYxep5UVRFgscndb39cexADq8gxa/his3-07und02-atividade-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza mais informações sobre o meio urbano - HIS3_07UND02 - Conhecendo um pouco mais sobre o Meio rural: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JkyAnFFNA9ZJNTfWSABsHmDgAaHsE9TRBAw9XpVjApPz5G7gNg2MN6Wxupty/his3-07und02-conhecendo-um-pouco-mais-sobre-o-meio-rural.pdf
- Documento que disponibiliza as imagens para a atividade proposta na Problematização: HIS3_07UND02 - Imagens para a atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tN6zyWMmWYvnMpSwP9m2MAYJmNxWyePQEHj9FdY7AD5dGev59Rg3EcnE28TH/his3-07und02-imagens-para-a-atividade-da-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as contribuições das festas juninas para a cultura e a memória brasileira e sobre o meio rural para você se preparar para a aula:
- Festa junina desde a antiguidade alegrando os povos. Disponível em: https://www.coisasdaroca.com/tradicao/festa-junina.html . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Com diferenças regionais, festas juninas celebram a fartura no campo. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-06/com-diferencas-regionais-festas-juninas-celebram-fartura-no-campo . Acesso em: 11 de março de 2019.
- A comunicação no meio rural. Disponível em: https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/artigos/21328/a-comunicacao-no-meio-rural.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Comunicação no campo: Organização, trabalhadores e sociedade. Disponível em: https://contrafbrasil.org.br/artigos/comunicacao-no-campo-organizacao-trabalhadores-e-sociedade/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Espaço rural. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/espaco-rural.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Carro de boi. Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Carro_de_boi_Caetit%C3%A9.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Reisado do Mestre Dedé de Luna. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reisado_do_Mestre_Ded%C3%A9_de_Luna.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Quadrilha junina.Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Quadrilha_Junina_1.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Festa do Divino em Espírito Santo. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mascaradosdepirenopolis.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Faça, antecipadamente, a impressão dos documentos que serão usados na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UPZ69Uc3RZ2cykmuH74BrkMhRbVhnf5fyYxep5UVRFgscndb39cexADq8gxa/his3-07und02-atividade-da-problematizacao.pdf (Conhecendo um pouco mais sobre o Meio rural: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JkyAnFFNA9ZJNTfWSABsHmDgAaHsE9TRBAw9XpVjApPz5G7gNg2MN6Wxupty/his3-07und02-conhecendo-um-pouco-mais-sobre-o-meio-rural.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tN6zyWMmWYvnMpSwP9m2MAYJmNxWyePQEHj9FdY7AD5dGev59Rg3EcnE28TH/his3-07und02-imagens-para-a-atividade-da-problematizacao.pdf (imagens).
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Busque, por meio deste tema ressaltar os subtemas que serão abordados nesta aula: cultura (pessoas que moram no espaço rural, festa junina, tradição, costumes, regionalismo) e economia (produção de alimentos, modernização, pilar da economia brasileira).
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA