Plano de Aula

Plano de aula: Acento gráfico em monossílabos tônicos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação de monossílabos tônicos

mais ações

Descrição

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar em frases monossílabos tônicos acentuados corretamente.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivos com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Padlet.

  • Materiais diversos:
    Cartaz de registros da primeira aula desta sequência.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Conhecimento das diversas grafias do alfabeto / acentuação

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar monossílabos tônicos acentuados em frases.

Competências gerais

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar em frases monossílabos tônicos acentuados corretamente.

Dificuldades antecipadas: O aluno não compreender que o acento faz parte da palavra para ter o sentido que se quer expressar.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Solicite que os estudantes se organizem em duplas ou trios e disponibilize um dispositivo com conexão à internet. Antecipadamente, monte um Padlet com algumas frases escritas, assim como nos exemplos a seguir:

• Quero que você uma olhada neste relatório.

• Adoro sorvete chocolate com calda.

• Sua mochila está armário da sala.

• O que ela deu no laço.

• Fiquei com daquele animal abandonado.

• Aquele cachorro é meu vizinho.

• Todos nós iremos ao teatro amanhã.

Nós documentos há as informações necessárias.

• Comprei uma saia é uma blusa para a festa.

• A roupa que comprou é muito bonita.

Peça que as duplas ou trios leiam as frases com atenção, identificando quais delas estão corretas e quais não estão. Naquelas que elas consideram corretas, elas devem marcar o emoji CURTI e naquelas que elas consideram erradas, devem marcar o emoji NÃO CURTI. Após todos os grupos terem feito isso, leia em voz alta as frases e questione os estudantes:

- Qual a maior diferença na escrita das palavras?

- A acentuação da palavra muda seu significado?

Discuta as respostas dadas por eles coletivamente. Retome o cartaz feito na primeira aula e complementado na segunda. Caso não a tenha feito, consulte primeira aula e segunda aula.

Não tendo feito as primeiras aulas, providencie um cartaz com um resumo da primeira e segunda aula sobre monossílabos tônicos acentuados.

Sugestão de possíveis tópicos a explorar no cartaz:

Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.

Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.

O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.

Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA