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Plano de Aula
Plano de aula: Acento gráfico em monossílabos tônicos
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação de monossílabos tônicos
Descrição
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar em frases monossílabos tônicos acentuados corretamente.
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivos com acesso à internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Padlet. - Materiais diversos:
Cartaz de registros da primeira aula desta sequência.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Conhecimento das diversas grafias do alfabeto / acentuação
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Identificar monossílabos tônicos acentuados em frases.
Competências gerais
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar em frases monossílabos tônicos acentuados corretamente.
Dificuldades antecipadas: O aluno não compreender que o acento faz parte da palavra para ter o sentido que se quer expressar.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Solicite que os estudantes se organizem em duplas ou trios e disponibilize um dispositivo com conexão à internet. Antecipadamente, monte um Padlet com algumas frases escritas, assim como nos exemplos a seguir:
• Quero que você dê uma olhada neste relatório.
• Adoro sorvete dê chocolate com calda.
• Sua mochila está nó armário da sala.
• O nó que ela deu no laço.
• Fiquei com dó daquele animal abandonado.
• Aquele cachorro é dó meu vizinho.
• Todos nós iremos ao teatro amanhã.
• Nós documentos há as informações necessárias.
• Comprei uma saia é uma blusa para a festa.
• A roupa que comprou é muito bonita.
Peça que as duplas ou trios leiam as frases com atenção, identificando quais delas estão corretas e quais não estão. Naquelas que elas consideram corretas, elas devem marcar o emoji CURTI e naquelas que elas consideram erradas, devem marcar o emoji NÃO CURTI. Após todos os grupos terem feito isso, leia em voz alta as frases e questione os estudantes:
- Qual a maior diferença na escrita das palavras?
- A acentuação da palavra muda seu significado?
Discuta as respostas dadas por eles coletivamente. Retome o cartaz feito na primeira aula e complementado na segunda. Caso não a tenha feito, consulte primeira aula e segunda aula.
Não tendo feito as primeiras aulas, providencie um cartaz com um resumo da primeira e segunda aula sobre monossílabos tônicos acentuados.
Sugestão de possíveis tópicos a explorar no cartaz:
Monossílabos são palavras que têm apenas uma sílaba e podem ser acentuados ou não. Podem ser ou não acentuados.
Acentuamos apenas os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis.
O acento utilizado no monossílabo, faz diferença no significado da palavra.
Quanto aos sinais gráficos, utilizamos o acento agudo nas vogais abertas, o acento circunflexo nas vogais fechadas e o til nos sons nasais.
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