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Plano de aula: Assembleia

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nesta atividade é oralidade.

Justificativa: Na necessidade de discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 3º ao 5º anos, parte-se das necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto no interior quanto no exterior da sala de aula.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft.

Canetas hidrográficas.

Folha de sulfite ou folha pautada.

Lápis.

Dificuldades antecipadas:

Respeitar os turnos de fala.

Medo ou vergonha de expor as ideias.

Centralizar a discussão e não ceder a palavra a outras crianças.

Cooperar com o grupo de trabalho.

Recuperar a ideia sem torná-la repetitiva.

Empregar linguagem inadequada promovendo o desrespeito.

Sugerir ameaças ao expor uma situação de conflito.

Desprezar as diferenças.

Criar rivalidade entre os integrantes do grupo ou entre os grupos.

Apresentar sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia.

Não solicitar esclarecimentos.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada aos 1º e 2º anos no site da revista Escola para compreender a progressão entre o 1º e 3º anos.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE. Acesso em: 10/11/2018.

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015

JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Preparação

Sensibilização sobre a definição de uma Assembleia: Antecede o início das Assembleias e acontece apenas uma vez. Pergunte aos alunos:

1. Existem problemas na sala de aula ou na escola?

2. Qual a melhor forma de resolver um problema?

3. Alguém já conseguiu resolver um problema conversando com os demais colegas?

4. É difícil discutir problemas com os colegas? Por quê?

5. O que vocês fazem quando veem alguém realizando algo de bom?

  • Com base nas respostas dos alunos, o professor percebe se eles têm a prática da Assembleia instituída na rotina.
  • Acrescente informações necessárias sobre a importância de um momento que valorize a resolução de problemas. Ressalte a importância de buscar uma convivência pacífica dentro e fora da sala de aula. Mostre exemplos, estabeleça a periodicidade e construa as regras básicas.
  • Apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Estas datas devem ser respeitadas para que este momento não seja desvalorizado. Caso necessite mudá-la, discuta com a turma e esclareça as razões. Lembre-se: a Assembleia é um espaço democrático cujas vozes precisam ser enaltecidas e respeitadas.
  • Divida os alunos em grupo. Esta organização não deve estar pautada somente em afinidades. Estabeleça critérios como grupos compostos de meninos e meninas.
  • Utilize, também, critérios de agrupamento para que o grupo seja composto de alunos com diferentes competências, por exemplo, um aluno com mais facilidade na leitura e na escrita, outro com mais facilidade de expor oralmente. Assim os papéis tornam-se mais delimitados.
  • Cada grupo será responsável por uma sessão.
  • Confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião.
  • Deixe o cartaz visível para todas as crianças.
  • Identifique diariamente o grupo responsável pela sessão que acontecerá com um colete ou um crachá para que todos da turma o reconheçam.

Elaboração da pauta – Acontece durante as semanas que antecedem o dia da Assembleia e é de extrema importância para o sucesso deste momento.

  • Os assuntos debatidos estão relacionados ao dia a dia da turma: os alunos indicam os pontos positivos e negativos e fazem sugestões com base nas necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto no interior quanto no exterior da sala de aula.
  • Amplie o olhar das crianças para que localizem situações que precisam ser discutidas, esclarecidas ou elogiadas presentes fora do contexto da sala de aula. A Variação 1 é uma estratégia para aprimorar a observação.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Muito bom, Nada bom e Somente ideias.
  • Peça ao grupo responsável pela sessão ilustrar cada parte do cartaz.
  • A pauta é registrada neste cartaz.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem os aspectos positivos e negativos e acrescentem sugestões no campo SOMENTE IDEIAS.
  • O alunos que não dominarem a modalidade escrita da língua devem solicitar ajuda para alguém do grupo responsável, por isso a importância de identificá-los.
  • Pontue sempre as colaborações entre os alunos no campo Muito bom para incentivá-los a colaborar com o restante da turma.
  • Tanto os conflitos quanto os pontos positivos são construídos no dia a dia com base nas diferentes situações apresentadas pelos alunos. Questione sempre a importância de discutir grandes e pequenos conflitos para que nenhuma situação seja nomeada como “Normal”, por exemplo, o sumiço de um lápis. Todas as situações devem ser discutidas até que seja totalmente resolvida ou esclarecida, por isso, o problema poderá compor a pauta inúmeras vezes.
  • Para aguçar o olhar dos alunos para diferentes situações que acontecem no dia a dia, questione:

1. Vocês perceberam alguma situação negativa ou positiva enquanto estavam se alimentando?

2. Vocês notaram alguma situação negativa ou positiva enquanto utilizaram o banheiro?

3. Durante a aula de outro professor, identificaram alguma situação que precisa estar na pauta?

4. Observaram alguma coisa na escola que incomodou ou que achou muito interessante? Um cartaz, o trabalho de alguma turma, um bilhete?

5. Você precisou de ajuda hoje? Alguém o ajudou? Você ajudou alguém?

  • As perguntas acima ajudam os alunos a perceber situações que precisam ser discutidas, entretanto o registro na pauta deve ser responsabilidade das crianças, se assim desejarem. A responsabilidade do professor, neste momento, é fazer como que os alunos percebam situações que são consideradas “normais”, principalmente pela frequência com que acontecem.
  • Leia a pauta com as crianças durante o mês que antecede a reunião para que elas já reflitam sobre possíveis soluções e não reescrevam situações já mencionadas.
  • No dia que antecede a Assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva. Divida os assuntos em:

1. Situações pouco graves.

2. Situações razoáveis.

3. Situações que necessitam de muita atenção.

  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, professor reescreva os assuntos de acordo com a complexidade na Ata cujo modelo está anexado.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1. Leitor responsável pela leitura dos combinados.

2. Leitor da pauta.

3. Leitor das felicitações.

4. Organizador da ordem das falas.

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 10 minutos.

  • Aproximem-se, é hora de discutirmos!!!
  • Por ser uma discussão em que todos devem ser ouvidos, qualquer obstáculo que prejudique a interlocução dos alunos precisa ser eliminado, por isso o círculo ou semicírculo tornam-se primordiais nas Assembleias.
  • Os grupos permanecem juntos, por isso, o grupo responsável por aquela sessão identifica os lugares de cada grupo para agilizar este momento.

2. Relembrar para não esquecer

  • Um aluno do grupo responsável relê os combinados discutidos na sensibilização.

3. No último encontro...

  • Um aluno do grupo responsável relê os combinados da última sessão.

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