Plano de Aula

Plano de aula: Características do Urutau - Adjetivos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjetivo

mais ações

Descrição

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivos com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Sites de pesquisa.

  • Materiais diversos:
    canetas coloridas, lápis, borracha, lápis de cor, papel sulfite.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Morfologia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar os adjetivos em textos, reconhecendo sua função de caracterizar substantivos

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em ilustrar o Urutau seguindo as características presentes no texto. Podem também confundir adjetivos com substantivos em algumas expressões presentes no texto lido.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Quem é o urutau? Bom no disfarce e na cantoria.

Entregue aos alunos uma cópia do texto “Bom no disfarce e na cantoria” e proponha a leitura conjunta em voz alta.

Texto: Bom no disfarce e na cantoria.

Em seguida, proponha alguns questionamentos à turma.

- Após a leitura do texto conseguimos dizer o que é um Urutau? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa).

- Que elementos do texto nos trazem essa informação? (Provavelmente os alunos dirão que na primeira frase do texto encontramos a resposta “O urutau é uma ave grande…”).

- Se convidassem vocês a desenhar um Urutau, vocês conseguiriam? O texto nos ajuda a entender como ele é? (Provavelmente os alunos dirão que conseguiriam visto que o texto nos apresenta características desta ave).

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA