Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Características do Urutau - Adjetivos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjetivo
Descrição
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivos com acesso à internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Sites de pesquisa. - Materiais diversos:
canetas coloridas, lápis, borracha, lápis de cor, papel sulfite.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Morfologia
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os adjetivos em textos, reconhecendo sua função de caracterizar substantivos
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar adjetivos e compreender sua função de atribuir propriedades aos substantivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em ilustrar o Urutau seguindo as características presentes no texto. Podem também confundir adjetivos com substantivos em algumas expressões presentes no texto lido.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Entregue aos alunos uma cópia do texto “Bom no disfarce e na cantoria” (disponível aqui) e proponha a leitura conjunta em voz alta.
Em seguida, proponha alguns questionamentos à turma.
- Após a leitura do texto conseguimos dizer o que é um Urutau? (Espera-se que a resposta dos alunos seja afirmativa).
- Que elementos do texto nos trazem essa informação? (Provavelmente os alunos dirão que na primeira frase do texto encontramos a resposta “O urutau é uma ave grande…”).
- Se convidassem vocês a desenhar um Urutau, vocês conseguiriam? O texto nos ajuda a entender como ele é? (Provavelmente os alunos dirão que conseguiriam visto que o texto nos apresenta características desta ave).
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA