Plano de Aula

Plano de aula: Entre substantivos e verbos.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre substantivos e verbos

mais ações

Descrição

Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso, realizando concordância que existe entre substantivo e verbo e reconhecendo prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivo com acesso à internet; projetor.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Padlet.

  • Materiais diversos:
    Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Morfologia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a função do verbo e do substantivo, exercitando a relação de concordância entre essas classes gramaticais.

Competências gerais

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso, realizando concordância que existe entre substantivo e verbo e reconhecendo prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Vamos brincar? Retome a lista de profissões feitas nas aula anterior, planejem o gesto que vão usar para cada uma delas quando se canta "assim, assim... assim, assim...", depois se apresentem para os colegas.

Inicie a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma. Fique atento às orientações, pois após as explicações iniciais deve-se formar pequenos grupos (sugestão: 2 ou 3 alunos no máximo, atenção para o nível conceitual de escrita da qual esses alunos se encontram).

Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível anote no quadro, com a finalidade de preparar os alunos para uma descrição narrativa.

Forme pequenos grupos.

Oriente para que as crianças refaçam a brincadeira e selecionem algumas profissões entre as que foram listadas. (Caso essa seja sua primeira aula, faça a brincadeira/atividade com os alunos, depois faça o levantamento das profissões que aparecem na brincadeira e o que esses profissionais fazem, elabore um cartaz de descobertas gramaticais e faça uma lista de profissões e atividades).

Peça aos grupos que além de selecionar algumas profissões, pensem em outras profissões para uma nova versão da cantiga, que eles farão na sequência desta atividade.

Oriente os alunos para que planejem o gesto que vão usar para cada uma das profissões quando se canta "assim, assim... assim, assim...", depois peça aos grupos que se apresentem para os colegas.

Lembre os alunos que a variação das palavras da mesma família derivam de um verbo ou substantivo e possuem um sufixo que sempre transmite a mesma ideia. Por exemplo: Cozinheiro, o que eles faz? Cozinhar. E a costureira? Seu ofício é costurar.

Ajude os alunos no repertório de palavras caso sintam dificuldade.

Converse com os alunos para que reconheçam, ainda que de modo não sistematizado, que há palavras que derivam de outras e que têm o seu sentido modificado pelo acréscimo.

O uso do sufixo nesta atividade transmite a ideia de palavras pertencentes à mesma família que formam um grupo de regularidades morfológicas - gramaticais, pois estão ligadas à categoria que vão definir a grafia correta.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA