Plano de Aula

Plano de aula: Estrutura silábica: uma forma divertida de revisar conhecimentos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Como se formam as sílabas?

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Divida a caixa de madeira ou papelão em quadrados de 6 cm de lado.
  • Imprima fichas com as estruturas silábicas de 6 cm de lado e recorte-as. Link para impressão
  • Para as casas das estruturas silábicas recorte em EVA 50 bordas de 6 cm de lado para colocar as fichas das estruturas silábicas de modo a ficar em alto relevo para quando o aluno jogar a bola de pingue-pongue não escorregar para outra casa.
  • Encaixe as casas das estruturas silábicas na caixa.

Materiais necessários: Uma caixa de madeira ou papelão de 30 cm de lado e 10 cm de altura; duas bolas de pingue-pongue e duas folhas de EVA de qualquer cor.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 63-64. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acesso em: 19 de setembro.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ .Acesso em: 17 de setembro de 2018.

LETRAMENTO, Plataforma do. Oralidade e ortografia. Por: FARACO. Carlos Alberto; NÓBREGA, Maria José. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 20 de setembro de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
SANTOMAURO, Beatriz. Jogos: quando, como e por que usar. In: Revista Nova Escola, 1º de março de 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3440/jogos-quando-como-e-por-que-usar . Acesso em: 20 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA