Atividade para impressão - Estruturas silábicas
Plano de Aula
Plano de aula: Estrutura silábica: uma forma divertida de revisar conhecimentos
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Como se formam as sílabas?
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.
Orientações:
- Divida a caixa de madeira ou papelão em quadrados de 6 cm de lado.
- Imprima fichas com as estruturas silábicas de 6 cm de lado e recorte-as. Link para impressão
- Para as casas das estruturas silábicas recorte em EVA 50 bordas de 6 cm de lado para colocar as fichas das estruturas silábicas de modo a ficar em alto relevo para quando o aluno jogar a bola de pingue-pongue não escorregar para outra casa.
- Encaixe as casas das estruturas silábicas na caixa.
Materiais necessários: Uma caixa de madeira ou papelão de 30 cm de lado e 10 cm de altura; duas bolas de pingue-pongue e duas folhas de EVA de qualquer cor.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 63-64. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acesso em: 19 de setembro.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ .Acesso em: 17 de setembro de 2018.
LETRAMENTO, Plataforma do. Oralidade e ortografia. Por: FARACO. Carlos Alberto; NÓBREGA, Maria José. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
SANTOMAURO, Beatriz. Jogos: quando, como e por que usar. In: Revista Nova Escola, 1º de março de 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3440/jogos-quando-como-e-por-que-usar . Acesso em: 20 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA