Tangram e texto “O lobo e o burro”
Plano de Aula
Plano de aula: Fábula e sua composição
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Descrição
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
Esta sequência tem como foco o gênero Fábulas/provérbios e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivo conectado à internet; fones de ouvido com microfone, se possível. - Recursos Educacionais Digitais:
Programa ou aplicativo de gravação de voz; recurso para encaminhar áudio (e-mail ou Google Classroom, por exemplo.) - Materiais diversos:
Texto “O lobo e o burro” impresso ou projetado, cartolina ou papel color set para as peças do Tangran.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição do texto
Prática de Linguagem
- Análise linguística / semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as partes que compõem uma fábula e o ponto de vista em que foi narrada.
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
Esta sequência tem como foco o gênero Fábulas/provérbios e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Projete ou mostre aos alunos as partes que compõem o Tangran, confeccionadas em papel mais firme, no tamanho visível para todos os alunos, que deverão estar em forma de L nas próprias carteiras, para melhor visualização e troca de ideias. Se for usar as peças em papel, chame alguns alunos para segurar as partes. Coloque uma a uma no quadro usando fita crepe. Tenha um Tangran completamente montado ao lado para ajudar, pois é só uma dinâmica de introdução, não estamos requerendo acionar conhecimentos matemáticos específicos.
Pergunte aos alunos se eles já viram estas peças em algum lugar. Provavelmente dirão que viram em alguma aula de Matemática ou nos livros usados em sala. Aproveite para contar a história do Tangran. Diga que ele é um quebra-cabeça chinês formado por sete peças. Há várias lendas sobre sua origem: uma diz que um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador em sete pedaços. Quando foi juntando percebeu que podia criar várias formas variadas de pessoas, animais, plantas até conseguir refazer o quadrado.
Questione: As peças sozinhas formam o quadrado? Provavelmente dirão que não. Todas as partes são exatamente iguais em tamanho, número de lados ou nomes? Provavelmente dirão algumas características basicamente visuais. Oriente-os que, assim como o Tangran precisa ser montado com partes específicas, os textos também têm partes para ficar compreensível para os leitores. Diga aos alunos que nesta aula estudarão sobre fábulas e como elas são montadas. Dê espaço para dizerem o que acham que precisa ter em uma fábula, para ela se tornar realmente uma fábula? Ouvir com atenção e seguir para o próximo passo.
Permita que algum aluno conte uma fábula para a sala, ou apenas diga nomes de fábulas. Interfira com perguntas sobre o que compõe a fábula:
Tem personagens? Tem cenário? Tem assunto? O que tem no final? Provavelmente dirão que têm animais como personagens, têm moral. Acrescente mais informações como: As fábulas têm como principal objetivo criticar costumes e pensamentos, usam comparações que falam de comportamentos humanos, utilizando animais que refletem atitudes ou características de um grupo de pessoas. Caso não conheçam, você, professor, pode dizer que hoje vai apresentar algumas fábulas para eles e juntos irão descobrir algo mais sobre elas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA