Atividade para completar as palavras com R ou RR
Atividade para completar as palavras com R ou RR
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre R ou RR?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é confrontar e sistematizar os conhecimentos relacionados às regularidades do uso do R/RR, compreendendo os diferentes usos.
Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela, caderno dos alunos, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, colorset ou outro suporte para registro), folhas coloridas tamanho A4 cortadas ao meio, lápis de cor e atividade em folha para exercitação - lista de palavras.
Dificuldades antecipadas: Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, pense em grupos de no máximo quatro alunos, pois alguns podem apresentar dificuldades em relacionar os novos saberes ou localizar as palavras tanto no painel quanto no dicionário. É uma ótima oportunidade para enfatizar o uso do banco de palavras e o uso do dicionário como fonte de consulta.
Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos e explicite o que eles podem aprender.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).