Plano de Aula

Plano de aula: S ou SS?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre S ou SS?

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender e refletir sobre os padrões da escrita no uso de S/SS. Descobrir que em muitas situações as letras apresentam o mesmo som, e que precisam exercitar a leitura e escrita das palavras para não caírem nas armadilhas ortográficas.

Materiais necessários: Revistas, jornais, gravador de áudio ou vídeo (pode ser o celular), tesouras, caderno, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção de cartaz, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, é recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho, e explicitar quais letras estão sendo trabalhadas, pois corre-se o risco dos alunos confundirem a sonoridade da letra S com as letras C, Ç, ou mesmo Z de acordo com a palavra.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4/7/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS, projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA