Atividade para impressão - Como fazer a experiência
Como fazer a experiência - Bola de papel que não se molha
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Veja todos os planos aqui!
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Tempo previsto: 60 minutos
Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Orientações: Projete o texto.
Distribua a atividade impressa para os alunos.
Faça a leitura coletiva do texto.
Questione:
- Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? É produzido com qual intenção? Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve? Para que realizamos experimentos científicos?
Ressalte que o vocabulário científico é uma das características desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
Explore o texto conversando com os alunos sobre cada estrutura do gênero, em especial a etapa do “Como fazer a experiência” (método) onde podemos estabelecer uma maior conexão com os verbos de ação. Importante ressaltar que usamos o imperativo em textos injuntivos que indicam pedido, ordem ou orientação.
É importante não cobrar neste momento as nomenclaturas, mas estimulá-los a perceber o seu uso nos relatos e protocolos de experimentos científicos.
Destaque que algumas palavras foram suprimidas do texto, causando dificuldades na compreensão. Esta etapa tem fundamental importância, pois é neste momento que o aluno perceberá a importância dos verbos na composição da oração. É ele que dará as ações e ajudará no entendimento do texto.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).