Plano de Aula

Plano de aula: Verbos de ação em relatos e protocolos de experimentos científicos

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos

mais ações

Descrição

Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Adequação do texto às normas de escrita

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Adequar relatórios de observação e pesquisa às regras e normas que regem a modalidade específica do gênero.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 minutos

Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Complete o verbo

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.

Bola de papel que não se molha

Orientações: Projete o texto.

Distribua a atividade impressa para os alunos.

Faça a leitura coletiva do texto.

Questione:

- Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? É produzido com qual intenção? Onde encontramos esse tipo de texto? Para que ele serve? Para que realizamos experimentos científicos?

Ressalte que o vocabulário científico é uma das características desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.

Explore o texto conversando com os alunos sobre cada estrutura do gênero, em especial a etapa do “Como fazer a experiência” (método) onde podemos estabelecer uma maior conexão com os verbos de ação. Importante ressaltar que usamos o imperativo em textos injuntivos que indicam pedido, ordem ou orientação.

É importante não cobrar neste momento as nomenclaturas, mas estimulá-los a perceber o seu uso nos relatos e protocolos de experimentos científicos.

Destaque que algumas palavras foram suprimidas do texto, causando dificuldades na compreensão. Esta etapa tem fundamental importância, pois é neste momento que o aluno perceberá a importância dos verbos na composição da oração. É ele que dará as ações e ajudará no entendimento do texto.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados