Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_07NUM09
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Régua e lápis de cor (ou giz de cera ou canetinha hidrocor)
- Opcionais:
Multiplicação na reta numerada
Tabuada online
Jogos de tabuada
Mestre da tabuada
Labirinto da tabuada
Tabuada para completar
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
Apresente o slide do aquecimento que explica o que é uma reta numerada. Caso não seja possível, mostre uma régua e compare-a a uma reta numerada mostrando que os números estão representados utilizando um espaçamento adequado. Lance o questionamento sobre como eles podem representar a tabuada do 2 na reta numerada. Os alunos podem desenhá-la no caderno e, com um lápis, ligar os números de 2 em 2. Você pode pedir outras tabuadas na reta numerada.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a tabuada e sua representação na reta numerada. Os alunos precisam ter acesso à situação problema e desenhar a reta numerada utilizando a régua. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar a situação para os alunos oralmente, mas mostre a reta numerada e peça que desenhem uma parecida em seu caderno usando a régua. Caso não tenha Internet, você pode escrever a situação problema ou gravar um vídeo mostrando a situação e a reta numerada e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Os alunos devem copiar a reta numerada no caderno para que possam analisá-la melhor. Peça que os alunos compartilhem a reta numerada por fotografias para que você verifique a sua execução antes que eles comecem a trabalhar a situação problema nela. Caso nenhuma dessas situações seja possível, imprima a atividade e a envie pela forma que sua escola está realizando a entrega. Lembre-se que esta deve ser a última opção devido ao momento de isolamento social que estamos vivenciando.
Os alunos primeiramente devem resolver a situação individualmente, utilizando os lápis de cor na reta numerada. Os alunos devem representar a sua solução através da reta numerada e consigam explicar como encontraram a sua resposta. Dê um tempo para que os alunos trabalhem com a situação antes de abrir as discussões. Se algum aluno apresentar dificuldades, peça que escrevam as tabuadas pedidas e depois circulem os produtos na reta numerada, e em seguida ligue-os por setas, fazendo assim os saltos. Peça que perceba de quantos em quantos números a seta saltou, a fim que descubra a regularidade e que percebam qual delas representam menos saltos. Ajude esses alunos que apresentarem dificuldades através do grande grupo ou individualmente, entretanto sem dar respostas prontas. É essencial que eles pensem e elaborem estratégias que possam explicar por eles mesmos. Depois, os alunos poderão disponibilizar suas respostas e conclusões por texto, fotografia ou áudio no grande grupo. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. Essa discussão é bastante importante para que consigam comparar as estratégias utilizadas.
Sistematização
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Reforce que a tabuada deve ser memorizada para agilizar os cálculos. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A parceria com a família é bastante importante nesse momento, entretanto, devemos considerar que muitas famílias não estão conseguindo acompanhar os alunos, portanto, são sugestões.
As famílias podem incentivar os alunos a estudar a tabuada através de jogos online e físicos como os sugeridos na adaptação.
Eles podem brincar também com a reta numerada traçando-a no quintal ou em algum espaço que tenha em casa e tentar pular os números, ou jogar pedrinhas, assim poderão trabalhar a reta numerada de uma forma divertida.