Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_10NUM05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Carreira da divisão
Jogo: Divisões divertidas
Jogo físico: Divisão em linha
Grãos de feijão ou milho
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a compreensão do conceito de terça-parte. O conceito de terça-parte foi apresentado para os alunos no segundo plano da sequência. Recomendamos que ele seja utilizado antes deste porque neste o grau de complexidade é um pouco maior. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha aula síncrona, você não precisa utilizar o slide, pode colocar o enunciado em forma de texto ou áudio e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. Os alunos podem desenhar o pedaço de tecido como está no slide para refletir e efetuar a divisão. Instigue os alunos para que percebam os elementos da situação problema e guiar um pouco as suas ações. Pergunte: através de texto ou áudio:
- Quantos centímetros tem o papel?
- Quantos cadernos dá para encapar com uma folha de 90 centímetros?
- Será que fazer um desenho ajuda a resolver?
- E usar a reta numerada, será que ajuda?
- Como seu colega pensou para resolver?
- Para encapar os 4 cadernos usaremos uma folha inteira ou precisamos de mais papel? Como podemos resolver isso?
- Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?
Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade individualmente e oriente que eles podem representar sua resolução de formas variadas: cálculos, desenho, texto, fotografia, entretanto, devem saber explicá-las. Uma sugestão é separar previamente a turma em grupos fixos no Whatsapp para todas as atividades, dessa forma eles poderão compartilhar as suas estratégias com o grupo e debatê-las. No Zoom isso também é possível, você pode organizar salas separadas. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para incentivá-los a trabalhar de forma produtiva no tempo estabelecido. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções e estratégias com os colegas, mantenham ou mudem de ideia. Depois, os alunos devem explicar como pensaram para realizar a atividade, quais estratégias usaram. A impressão e entrega da atividade também podem ser realizadas para os alunos que não têm acesso nenhum à Internet, entretanto, deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
O painel de soluções é importante de ser compartilhado pois mostra de diversas formas como resolver o problema. Para isso, você pode tirar um print principalmente do slide 8 do painel que demonstra visualmente a solução da situação problema. Envie o print pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema. Promova um debate sadio entre os alunos.
Sistematização do conceito
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de recursos utilizados no dia a dia, propondo a divisão de pizzas, bolos, tortas e através do compartilhamento de diferentes estratégias. Podem também incentivar os alunos a jogarem os jogos que foram indicados para a fixação da tabuada de divisão.
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.