Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_03NUM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Régua ou fita métrica.
- Opcionais:
Jogo: Completando os números
Jogo: Piñata fever
Atividade online: Linhas de números
Problemas de adição e subtração na reta numérica
Artigo Somar usando a reta numérica
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a adição na reta numerada, então é interessante que eles tenham uma régua, fita métrica ou trena para que possam observar como essas adições ocorrem. Eles podem manipular esses materiais durante a atividade e utilizá-los como apoio. Eles também precisam ter acesso aos slides com as situações problema, já que a atividade principal está dividida em duas partes. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. Chame atenção para o uso da régua para a construção da reta numerada. Na primeira etapa os alunos precisam ter acesso aos slides 1 e 2. Compartilhe os questionamentos com a turma.
- Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
- Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?
Depois, compartilhe o slide 10 com a segunda etapa da atividade principal. Os alunos primeiramente devem fazer a leitura e tentar resolver a situação individualmente, portanto, pode dar um tempo para que trabalhem com ela antes de abrir as discussões. Entretanto, você pode escrever ou gravar áudios com os questionamentos para que tenham um guia:
- Por que iniciou com este ano?
- Qual o intervalo da reta?
- Como fará para responder às questões?
- Quantos pontos precisa ter a reta?
Depois, peça que compartilhem com um colega ou pequenos grupos as suas estratégias e conclusões via WhatsApp. Você pode formar esses grupos que podem ser fixos e estabelecidos previamente, dessa forma, eles já saberão em que grupo entrar quando forem discutir as soluções. Você deve fazer parte de todos eles para monitorar se as discussões estão sendo produtivas. Caso não consiga fazer os grupos, trabalhe as discussões com o grande grupo. Os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. Peça que os alunos compartilhem fotografias de sua reta numerada para que você cheque se a realizaram obedecendo ao espaçamento entre um número e outro.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade também foi realizada em duas partes, portanto, para a primeira parte, compartilhe ou fotografe o slide 6 e para a segunda parte, o slide 10. Compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando.
Os alunos podem escrever, fotografar ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas pelos alunos do slide.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Se tiver acesso à internet, sugira outros problemas de adição e subtração na reta numerada.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que lancem desafios elaborando outras situações problema uns aos outros utilizando a reta numerada, a régua ou fita métrica ou através de jogos online como os indicados.
A leitura do artigo Somar usando a reta numérica também pode ser interessante para que leiam e discutam a forma de realizar adições na reta numerada em família.