Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos Necessários:
Estojo, papel ou caderno do aluno, para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Google Meet, Whatsapp, e-mail ou impressão.
Trenzinho e vagões (disponível aqui) impressos ou desenhados pelos alunos previamente.
Recursos Opcionais:
- Ábaco;
- Ábaco virtual (disponível aqui);
- Ábaco de macarrão (disponível aqui);
- Material dourado;
- Material dourado virtual (disponível aqui);
- Jogo Blocos Espaciais (disponível aqui);
- Celular, computador ou tablet.
Para este plano, foque na etapa Atividade principal.
Aquecimento
Apesar do foco ser a atividade principal, o aquecimento é interessante para que os alunos possam comparar a representação numérica no ábaco e no material dourado. Compartilhe o slide ou utilize seu ábaco e material dourado para mostrar para os alunos através de aula síncrona ou fotografias em Whatsapp. Você também pode usar o Ábaco e o material dourado virtuais.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos precisam de ter o material para a aula: o trenzinho e seus vagões. Disponibilize-os com antecedência para que os alunos imprimam ou desenhem as peças do jogo, assim, na hora da aula, seja ela síncrona ou não, eles poderão participar da atividade.
Se estiver em um momento de aula síncrona (pelo Zoom ou Google Meet, por exemplo), compartilhe as regras de forma visual ou faça a leitura delas. Caso não tenha possibilidade de realizar o momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela com as regras e compartilhar com os alunos via Whatsapp ou e-mail.
Como a atividade original seria realizada em duplas, agora você pode dividir os alunos no Whatsapp em grupos um pouco maiores, de 4 ou 5 alunos, e deixar que eles trabalhem com o material segundo as regras do jogo. Se não for possível, eles podem jogar desafiando a si mesmos, tirando fotografias ou fazendo registros escritos das atividades. Você também pode escolher os números e pedir que formem os vagões do trem, fotografem e enviem, ou que escrevam os vagões que utilizaram para decompor o número determinado por você. Nesse momento, é importante que os alunos tentem encontrar a solução sozinhos com base no próprio raciocínio, sem receber respostas prontas, principalmente do professor.
Discussão das soluções
Compartilhe o que os alunos descobriram e a quais conclusões chegaram para que você possa avaliar qual foi o raciocínio de cada um e quem ainda apresenta dificuldades nas regras do sistema de numeração decimal. É importante que a discussão seja realizada com a sua mediação, mas não entregue as respostas.
Para a discussão das soluções, compartilhe o slide 6 com os questionamentos, ou pergunte diretamente por meio de áudio ou texto. É importante que eles compartilhem quais estratégias usaram, as dificuldades encontradas e se conseguiram formar todos os números que foram solicitados.
Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos via texto, mensagem, vídeo, áudio, pelo compartilhamento do slide 9 ou da fotografia do slide, para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que, através do que produziram, construíram uma aprendizagem que foi significativa. Os alunos podem realizar esse registro no caderno para posterior consulta.
Raio X
A atividade do Raio X, assim como as atividades complementares, podem ser usadas como tarefa de casa ou em outra aula como sistematização e, até mesmo, uma avaliação do que os alunos conseguiram aprender. Eles podem devolver a atividade através de arquivos ou fotografias para que você possa dar a sua devolutiva individual.
Convite às famílias
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é propondo que joguem juntos utilizando o trenzinho e os vagões, desafiando uns aos outros. Podem, também, compartilhar as estratégias que utilizaram para formar o trem. É muito bom para os alunos serem confrontados com outras formas de pensar e calcular. É interessante que eles envolvam as pessoas que estão ao redor nas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes elas não poderão deixar os afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma sugestão para jogo em família que utiliza a composição de números é o Blocos Espaciais (disponível aqui).