Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Divisão com ideia de medir
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas: disposição retangular e combinações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo a ideias de medir na divisão.
Conceito-chave
Resolução de situações-problemas com divisão
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro;
- Data show (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas envolvendo a ideias de medir na divisão.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia com as crianças o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula..
Questione as crianças se elas tem ideia do que a aula vai tratar.
Como será a nossa aula: agradável ou chata? Pelo título da aula, ela será fácil ou difícil?Você também poderá perguntar se alguém acha que poderá ter dificuldades para realizar a atividade? O que podemos fazer para ajudá-las na realização da atividade? Vocês gostam de trocar ideias com seu amigos? Isto ajuda a resolver as atividades das aulas?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA