Sugestão de adaptação
para ensino remoto
Código do plano
MAT3_17GEO03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Papel quadriculado ou quadriculado no caderno com a régua.
Papel quadriculado para imprimir.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual
Jogos para introduzir conceitos de geometria aos alunos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela introduz o conceito de congruência entre figuras planas. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota (por WhatsApp, por exemplo), para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder às situações, levantando, assim, as suas hipóteses. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre simetria e linhas de simetria antes de começar a atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a simetria. Os alunos precisam ter acesso às ilustrações dos slides 6 e 7 da atividade principal, pois deverão desenhar as figuras geométricas utilizando a malha quadriculada.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e pedir que efetuem o desenho em uma folha quadriculada ou em seu caderno fazendo uma malha quadriculada com a régua.
Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a imagem dos slides tirando um print e as instruções em forma de texto ou áudio. Os alunos devem fazer as figuras simétricas em papel quadriculado ou em seus cadernos, de preferência, quadriculado ou desenhando o quadriculado no caderno. Não é necessário que copiem o enunciado, somente realizem a atividade.
Os alunos precisarão de um tempo para a execução da tarefa, pois deverão copiar as figuras no quadriculado e, depois, desenhar outra que seja congruente. Peça que os alunos fotografem as suas produções. Eles podem compartilhar com os colegas através de fotografias e gravar áudios explicando como realizaram a tarefa. Podem também escrever a forma como pensaram para resolvê-la. Você pode também montar um álbum virtual pelo Google fotos, por exemplo, e colocar todas as fotografias que os alunos enviaram.
Caso nenhuma das opções seja possível, você pode imprimir a atividade e disponibilizar para os alunos buscarem na escola. Essa deve ser a última das opções dado o momento que estamos vivenciando.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos observem as figuras congruentes e que comparem com as que produziram. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Sistematização
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade de Raio X retoma o conceito de figuras congruentes e pode ser uma forma de avaliação da compreensão dos alunos sobre o assunto. Você pode enviá-las pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também.
Convite às famílias
As famílias podem participar com os alunos de jogos utilizando o papel quadriculado e as figuras congruentes. Podem compartilhar diferentes estratégias, aumentando, assim, o repertório dos alunos.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.