Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Jogando e calculando
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculos mentais de adição e subtração
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino
Mentora: Eliane Zanin
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06 Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
Conhecimento prévio que a turma deve dominar:
- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
- Saber decompor o número;
- Saber interpretar problemas matemáticos;
- Fazer cálculos mentais com quantidades menores até 18.
Objetivo específico:
Resolver problemas de adição e subtração com o significado de comparar quantidades por meio de cálculo mental.
Conceito-chave:
Adição e subtração com o significado de comparar quantidades.
Recursos necessários:
- Equipamento de projeção de imagem,
- Cartazes,
- Atividade xerocada,
- Papel,
- Lápis de cor,
- Baralho de cartas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA