Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_24PES06
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (deve ser a última opção neste momento).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Mentimeter
O que é e como usar o mentimeter
Zoom
Como fazer uma enquete no Zoom.
Álbum virtual
Jogo online: Gráficos e tabelas
Jogo online: That quiz
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco da aula deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de retomada vai retomar com os alunos o que deve haver em um gráfico e sua utilização. Você deve compartilhar o slide com o gráfico e enviar por WhatsApp ou semelhante. Os questionamentos também podem ser enviados por esse mesmo meio através de áudio ou texto. Essa parte pode ser realizada antes da aula com a tarefa principal de forma totalmente assíncrona. Através das respostas e dos comentários você pode ter uma ideia se os alunos estarão preparados, ou seja, apresentam os conhecimentos necessários para embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é coletar dados, registrar em tabela e construir gráfico, portanto, os alunos precisam partir de uma pesquisa. Você pode utilizar a pesquisa que foi sugerida ou pensar em outra. Os alunos irão responder à pesquisa e elaborar uma tabela e um gráfico a partir dela.
Você pode realizar a pesquisa perguntando pelo WhatsApp e contando os votos para cada uma das atividades ou pode realizar a pesquisa pelo mentimeter. Você precisa entrar na ferramenta, criar um slide com a pergunta e a opção de gráficos. Você tem que disponibilizar o link (menti.com) para os alunos e o código da atividade. Essa parte da atividade pode ser assíncrona. Se você estiver no Zoom, pode utilizar a opção de enquete e realizar a pesquisa na hora da aula ao vivo por essa ferramenta. Ambas ferramentas já vão transformar as respostas dos alunos em um gráfico, mas não o disponibilize para os alunos, passe somente a quantidade para cada uma das atividades e peça para os alunos anotá-las.
A partir dessas informações, os alunos devem montar uma tabela e um gráfico. Caso seja possível, separe os alunos em grupos do Zoom ou do WhatsApp para que possam discutir e elaborar a atividade em conjunto. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para verificar se estão realizando um trabalho produtivo. Caso não seja possível, os alunos podem realizar a tarefa de forma individual através dos dados colhidos.
Peça aos alunos que apresentem suas tabelas e seus gráficos por fotografias ou vídeos explicando como foram realizados. Você pode montar um álbum virtual com todas as fotografias e compartilhar com toda a turma. Você pode pedir que eles escrevam legendas para os seus gráficos.
O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.
Discussão das soluções
Compartilhe o gráfico que foi montado a partir do mentimeter ou na enquete do Zoom. Peça que o observem e comparem com os que foram realizados por eles. Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam da solução mostrada por você ou pelos colegas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Peça que os alunos complementem com informações que não foram contempladas no slide.
Raio X
A atividade de Raio X retoma a confecção de tabelas e gráficos a partir de dados. Você pode enviá-la pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem por texto, áudio ou vídeo para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto aos alunos. As tabelas e os gráficos estão presentes no dia a dia dos alunos e a família promover pesquisas sobre diversos temas em seu dia a dia como, por exemplo, pratos preferidos, roupas mais lavadas, objetos mais utilizados por cada um deles... Dessa forma, os alunos podem perceber a importância das pesquisas em seu cotidiano.