Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Quanto pesa sua mochila?
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas
Por: Fernando Barnabé
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernando Barnabé
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA20) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando unidades de medidas não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
Objetivos específicos
Identificar as unidades padronizadas para medir a massa de um corpo: o quilograma e o grama, reconhecendo a balança como instrumento para pesagem da massa de um corpo.
Conceito-chave
Medidas de massa.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Pacotes de alimentos ou produtos diversos com indicação da medida de massa nos rótulos (500g e 1kg)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar as unidades padronizadas para medir a massa de um corpo: o quilograma e o grama, reconhecendo a balança como instrumento para pesagem da massa de um corpo.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA