Plano de Aula

Plano de aula: Registros diferenciados da multiplicação

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas de multiplicação e divisão através de estratégias pessoais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Ináldia Viana da Silva Sabino

Mentora: Eliane Zanin

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

  • Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos;
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, triplo e etc. com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais;
  • Compreender a ideia de multiplicação por meio de situações-problemas;
  • Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Utilizar registros pessoais para resolver problemas  com ideias de multiplicação.

Conceito-chave:  

Multiplicação com uso de estratégias pessoais.

Recursos necessários:  

  • Quadro,
  • atividades impressas,
  • equipamento de projeção,
  • materiais manipulativos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Utilizar registros pessoais para resolver problemas  com ideias de multiplicação.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Informar aos alunos o que irão aprender na aula.

Orientação: O objetivo deve estar claro para o aluno ao iniciar a atividade. Essa ação envolve e motiva o aluno a participar. A explicitação desse objetivo deve ser apresentada de forma clara e linguagem acessível.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA