Noti?cia.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Educação financeira em prol da comunidade
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 3º ano e os componentes curriculares História e Geografia. O plano trata da temática de planejamento e com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre como a Educação Financeira está relacionada com ações que beneficiam direta ou indiretamente a comunidade em que vivemos, a partir de propostas coletivas ou individuais que promovam a consciência e a reflexão sobre a comunidade
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Ações individuais e coletivas que beneficiam a comunidade.
- Planejamento de ações
- Planejamento financeiro para a realização de ações.
Objetivos de aprendizagem
- Realizar um levantamento das necessidades coletivas e individuais da comunidade em que vive.
- Identificar ações individuais e coletivas que beneficiam a sociedade.
- Planejar, a partir das necessidades da comunidade, ações que resolvam essas necessidades.
- Elaborar um planejamento financeiro para realizar uma ação na comunidade em que vive.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de educação financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Neste plano de aula, os estudantes irão fazer um levantamento das necessidades da comunidade em que vivem, escolher uma dessas necessidades e planejar uma ação coletiva para saná-la. Os estudantes, portanto, devem ter um conhecimento sobre possíveis problemas que uma comunidade pode apresentar, como, por exemplo, coleta de lixo, alimentação, eletricidade, consumismo. Caso esses assuntos ainda não tenham sido trabalhados com a turma, leve reportagens, imagens, fotografias da própria comunidade para discussão prévia.
No plano Planejamento financeiro para a escola: em busca de melhorias, os estudantes começam a trabalhar o planejamento financeiro com ações que beneficiam a comunidade escolar. Recomendamos que ele seja realizado antes deste para que iniciem o planejamento em um universo menor, a escola, e partam neste para um universo maior, a comunidade em que vivem.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre ações individuais e coletivas em prol da comunidade, acesse:
Conheça 6 exemplos de projetos sociais que transformam vidas. Disponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/conheca-6-exemplos-de-projetos-sociais-que-transformam-vidas/ . Acesso em 30 Nov. 2021.
Qual a importância de um projeto social para uma comunidade? Disponível em: https://institutobhfuturo.com.br/qual-a-importancia-de-um-projeto-social-para-uma-comunidade/. Acesso em 30 Nov. 2021.
- Para saber mais sobre planejamento de ações individuais e coletivas em prol da comunidade, acesse:
Poupança para projeto coletivo. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/oficinas/uma-poupanca-para-um-projeto-coletivo. Acesso em 30 Nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- História: Sopa de pedra impressa para a leitura do professor.
- Tira de papel com a frase escrita: "Acredito que somos uma comunidade e que devemos cuidar uns dos outros", Malala Yousafzai.
- Uma cópia da Notícia para cada grupo.
- Cópias da atividade Tabela de planejamento para cada grupo.
- Uma folha de papel pardo com a tabela sugerida no documento Tabela para os grupos.
- Canetas hidrográficas.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA