Plano de Aula

Plano de aula: Imigração japonesa no Brasil

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Influência cultural relacionada à migração.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE02 - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro e projetor multimídia (datashow);

Papel sulfite e tesouras.

Material complementar:

Atividade de Sistematização - Jogo da Memória. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWd9DxDrKmxbxFvb9p6BUrEd2UFvMsFycGamvRz3EbBnNFBjj9Btp5Ps9pFD/ge04-02und10-sistematizacao-jogo-da-memoria.pdf

Vídeo: Imigração Japonesa no Brasil completa 110 anos. TV Brasil, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHN03i_tQOY Acesso em 12/03/2019;

Para você saber mais:

IBGE. Brasil 500 anos de povoamento. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf Acesso em 12/03/2019. p. 197-213.

KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro, et. al. 100 Anos de imigração japonesa no Brasil, quem são esses brasileiros? Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/cbe/i_cbe/pdf/poster_institucional/016.pdf Acesso em 12/03/2019.

MITIE, Camila. Brasil Escola. 2008. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/100-anos-japao-no-brasil-que-aprendemos-com-os-japoneses.htm Acesso em 2019.

POUBEL. Mayra. Infoescola. Imigração japonesa no Brasil. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-japonesa-no-brasil/ Acesso em 12/03/2019.

FREITAS, Eduardo de. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/japao/elementos-japoneses-que-integram-cultura-brasil.htm

Acesso em 12/03/2019.

ReVisão. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UWA6vNAcOa4 Acesso em 12/03/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais). Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Migração: É a mudança entre regiões. Por exemplo, uma pessoa se muda da região Nordeste (Estado da Bahia) para a Região Sudeste (Estado de São Paulo). Houve um processo migratório. Observação: Migração também é um termo utilizado com animais. Por exemplos: aves, baleias, etc.

- Imigração: É o termo utilizado para a entrada de pessoas de outros países.

- Emigração: Significa o movimento de saída de uma pessoa de um país para morar em outro.

- Ásia: Continente onde se localiza o Japão (país).

- América: Continente onde se localiza o Brasil (país).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Imigração japonesa no Brasil”. Pergunte aos estudantes se já ouviram algo sobre a imigração japonesa e em que contextos elas foram utilizadas. Comente que em 2018 foi comemorado 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Como adequar à sua realidade:

Verifique se algum dos seus estudantes possui descendência japonesa. Em caso afirmativo, aproveite extrair depoimentos do mesmo sobre a cultura japonesa em nosso país. Explore os costumes, hábitos, crenças, tradições, idiomas, entre outros aspectos.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível, posteriormente, propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS