Plano de Aula

Plano de aula: O papel do Governador e do Prefeito

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noção de território e escalas da divisão político-administrativa.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos serão capazes de identificar quem são os administradores municipal e estadual e qual o papel deles na gestão do território.

Materiais necessários: Projetor, cópias da atividade da ação propositiva, quadro, giz ou pincel, lápis, borracha, caderno.

Material complementar:

Contextualização – Notícias:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NKZZJXpErDNTzCyJYfQYZUe7fFws2CBZpCvw7ujefVHUAdAtBMaACtyxeGDm/ge04-05und07-noticias-contextualizacao.pdf

Ação Propositiva - Atividade Os papéis do prefeito e do governador:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PpqCXUczVUK49TtdtZpfm2ufbsfHrDHFUSSCHnDsuwZ954xABdtaXrR4Nk7C/ge04-05und07-o-papel-do-prefeito-e-governador-acao-propositiva.pdf

Para saber mais:

Na cartilha elaborada pela CGU, você poderá encontrar outros exemplos de serviços prestados pelo presidente, governadores e prefeitos:

BRASIL, Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União. Guia Prático da Cidadania: falando com a Administração Pública. Brasília-DF, CGU, p. 17-19. Disponível em: . Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para facilitar o desenvolvimento da turma nesta aula seria recomendado trabalhar anteriormente a aula GEO4_05UND04 que aborda de forma mais detalhadas as unidades federativas que compõem o Brasil.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Destaque que o tema estudado tratará da administração das unidades federativas, retome com a turma o conceito de unidades federativas que representam os 26 estados e o Distrito Federal que são administrados pelos governos estaduais, porém estão subordinados ao governo federal.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS