GEO4_07UND01 - Texto de apoio ao professor
Plano de Aula
Plano de aula: O trabalho no campo e na cidade
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no mundo do trabalho
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula os alunos serão capazes de identificar no campo e na cidade os diferentes tipos de trabalho, compreendido como as atividades produtivas e criativas que os seres humanos realizam para atingir um determinado objetivo.
Materiais necessários: Cópias uma para cada dupla ou trio caso não seja possível projetar ou escrever no quadro os anúncios; Cópias uma por duplas ou trios para produção do anúncio.
Materiais complementares:
Contextualização - Anúncios
Ação Propositiva - Atividade “O que tem a ver”
Sistematização - Produção de Anúncios
Contextos prévios: Para reconhecer melhor os diferentes tipos de trabalho no campo e na cidade é interessante que os alunos já tenham trabalhado com a descrição, observação e comparação das paisagens do campo e da cidade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, ele poderá ser escrito no quadro, projetado ou ainda apresentado de forma oral. Ressalte com a turma o conceito de trabalho que trata-se das atividades produtivas e criativas que os seres humanos realizam para atingir um determinado objetivo, em seguida destaque que identificamos essas atividades sendo realizadas no campo e na cidade.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento da aula é importante que a turma já consiga diferenciar o espaço urbano do espaço rural identificando as principais características de cada um.
Para saber mais: No link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZahYJGsVxUttXFuCVsy3t8vfUmyVdV2jP5kT5mfXn7Y6CDjkJj2Z3ZAH9kEY/geo4-07und01-texto-de-apoio-ao-professor.pdf foi disponibilizado trechos que um artigo científico que discute as diferenças entre o rural e o urbano.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS