Plano de Aula

Plano de aula: Meios de Comunicação ontem e hoje

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Fontes imagéticas impressas ou para projetar,
  • Objetos antigos que tornaram-se obsoletos (caso você tenha acesso a algum exemplo),
  • Uma bola ou objeto para ser arremessado na atividade de sistematização
  • Folha de papel branca A4
  • Lápis
  • Um celular, dependendendo de suas escolhas durante a aula.

Material complementar:

1 - Contexto (imagem)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RDystGPr3jhJ6K3ny2xVvKtHtS53kG6J7JFeEa6WJFVmnAgV2bPJG9vswUaY/his4-08und01-contexto-imagens.pdf

2 - Problematização (imagem 1)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5wv8eVDhWqEtqZSYN5UnGwQspxS3fERvTADvGF6suHax3pRSvCFucAnHdBt/his4-08und01-problematizacao-imagens-1.pdf

3 - Problematização (imagem 2)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/298tWVUc2fKJJkRJzmypgf37ReTrD4Y8sjm7xUqWvXMTqmpFPtRkjY8YHKg7/his4-08und01-problematizacao-imagem-2.pdf

4 - Problematização (diálogo)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4KWCdFNheausaNk7hFCSpJ5GbMJtD9PQYhZC4WFKDKJjZfQMj6tbkqez5Tn4/his4-08und01-problematizacao-dialogo.pdf

  • Sistematização: Regras do jogo da sistematização: disponha a turma em círculo e entregue a um dos alunos uma bola ou qualquer objeto que possa ser arremessado. Este aluno deve responder à proposta do slide da atividade em 30 segundos e arremessar a bola/objeto para um colega. O aluno que receber a bola/objeto deverá responder também à proposta do slide em 30 segundos e arremessá-la(o) para outro colega. E assim por diante, até que todos os alunos do círculo participem.

Para você saber mais:

A matéria apresenta uma relação de datas do surgimento dos principais meios de comunicação e atividades em sala de aula sobre o tema: Comunicação virou objeto de estudo. De Paula Peres e Bruna Nicolielo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3462/a-comunicacao-virou-objeto-de-estudo . Acesso em 3 de novembro de 2018.

É uma animação muda que demonstra as transformações sofridas pelos meios de comunicação ao longo do tempo. Pode, inclusive, acessar junto com a turma em outro momento como complemento da aula. A evolução dos meios de comunicação, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=R4FNszkxFYY . Acesso em 3 de novembro de 2018.

É uma animação muda que acompanha a história das telecomunicações do telégrafo até o smartphone. A história das telecomunicações, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F7KH3oR6Kdo. Acesso em 3 de novembro de 2018.

A crônica narra o assombro de duas crianças ao descobrirem uma máquina de escrever entre as coisas da tia falecida. A máquina de Canabrava (uma crônica sobre a máquina de escrever). De Mario Prata, disponível em: https://marioprata.net/cronicas/a-maquina-da-canabrava/. Acesso em 20 de novembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Disponha a turma em semicírculo e projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Comece com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para que, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. Inicie indagando sobre o que sabem sobre tecnologia e o que são meios de comunicação. Peça alguns exemplos.

Pode ocorrer da turma associar tecnologia somente aos aparelhos atuais e modernos. É importante que o aluno compreenda que tecnologia não são apenas aparelhos tecnológicos analógicos ou digitais, mas toda técnica, método e instrumento criado para atividades humanas.

Para você saber mais: Sobre meios de comunicação, leia o artigo de José Roberto Marques https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-sao-meios-de-comunicacao/.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados