Plano de Aula

Plano de aula: Práticas e trocas comerciais em diferentes espaços e tempos históricos

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações ocorridas com o deslocamento de pessoas e mercadorias

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

• Projetor ou quadro e pincel para quadro
  • Cópia dos materiais complementares
  • Caixa de som para audição do vídeo

Material complementar:

HIS4_06UND01 - problematização (chuva de palavras)

HIS4_06UND01 - problematização (origem da palavra salário)

HIS4_06UND01 - problematização (texto Dinheiro)

Para você saber mais:

A ideia central desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a existência de diferentes práticas comerciais para além das que provavelmente estão acostumados, que é aquela envolvendo o pagamento em dinheiro pela aquisição de algum produto. O objetivo então é fazer com que desnaturalizem a ideia de que tudo sempre foi e poderá ser comprado. Não trataremos aqui de um único período histórico pois, por ser a aula introdutória da unidade 6, será uma aula mais conceitual e reflexiva sobre o surgimento do comércio e da necessidade de se estabelecer um valor monetário aos produtos, que passariam em um determinado momento a ser consumidos e comercializados em larga escala.

Traremos também exemplos que mostram como as atividades comerciais e o surgimento das noções de lucro, negócio e acúmulo de riquezas trouxeram consigo a exploração de um pelo outro. Assim, a ganância, a violência e a apropriação indevida de terras, produtos e pessoas foram a marca de um longo período de colonização. Povos esses que, como os indígenas, possuíam culturas que se relacionavam com a produção e troca de produtos sem a utilização de moedas, dinheiro e ou princípios próprios do que mais tarde ser chamaria capitalismo,

Sugestões de materiais sobre o assunto

Livros:

Ribeiro, Darcy e Ziraldo. Noção de Coisas. São Paulo: FTD, 1995. Nesse livro o antropólogo Darcy Ribeiro e o cartunista Ziraldo apresentam de forma irônica, humorada e inteligente vários conceitos de “coisas” que foram ou não criadas pelos seres humanos e podem nos intrigar muito, dentre elas a noção de dinheiro.

Novaes, Carlos Eduardo e Rodrigues, Vilmar. Capitalismo para principiantes. São Paulo: Editora Ática, 1990. Neste livro em quadrinhos os autores apresentam explicam e criticam o surgimento e as consequências do sistema capitalista de forma sarcástica, crítica e complexa ao mesmo tempo.

Soalheiro, Bárbara. Como Fazíamos sem… São Paulo: Panda Books, 2015. Nesse livro a autora faz um exercício de imaginação histórica acompanhado de pesquisa sobre como a humanidade sobreviveu durante tanto tempo sem alguns elementos que hoje em dia nos parecem imprescindíveis, entre eles, o dinheiro, que é um dos temas desta aula. O livro recebeu o prêmio Jabuti de 2007.

Sites:

https://pt.wiktionary.org/wiki/sal%C3%A1rio acesso em 23/05/2019 para saber mais sobre a origem da palavra salário.

https://www.smartkids.com.br/trabalho/historia-do-dinheiro acesso em 16/03/2019 para saber mais sobre a história da origem do dinheiro.

Vídeo:

A troca - https://www.youtube.com/watch?v=DL5b_jP1VjM acesso em 15/03/2019. Esta animação mostra como a exploração dos povos indígenas, desde a chegada dos europeus até os dias atuais, têm sido feita de forma injusta, desigual e com trocas invasivas e exploratórias, gerando consequências para o aumento da desigualdade e perda de territórios destes povos. O título “A Troca” é uma ironia, pois essa palavra deveria representar algo que é feito de bom grado e de forma igualitária. No entanto, a animação mostra, em menos de dois minutos, de forma crítica e com caráter de denúncia quais são e quais foram essas “trocas injustas”.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Os alunos deverão estar sentados em roda para que possam participar da aula de modo que todos se enxerguem e escutem a opinião dos demais colegas. Eles deverão permanecer assim durante a contextualização e problematização. Na sistematização deverão se agrupar em duplas.

Após ler o objetivo, indague os alunos fazendo-os refletir sobre alguns aspectos que serão trabalhados na aula. Pergunte aos alunos:

• Vocês concordam com a ideia de que existem várias formas de se trocar e comercializar algo?
  • Quem poderia citar algum exemplo do que seriam trocas ou práticas comerciais?
  • O que significa comércio?
  • Alguém conhece algum sinônimo para a palavra troca? E para a palavra comércio?
  • Quais hipóteses vocês têm sobre essas diferentes culturas que a aula irá tratar?
  • Alguém tem alguma sugestão sobre quais devem ser os diferentes tempos históricos que serão trabalhados na aula?

Com essas indagações pretende-se fazer com que os alunos se familiarizem com a temática da aula e se preparem para levantar hipóteses sobre o próximo slide.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA