Atividade 1 - Figuras do cenário
Plano de Aula
Plano de aula: Criando uma esquete.
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Neste módulo, as atividades serão centradas na análise da prática oral presente no texto dramático em pequenas cenas ou esquetes. Nessa aula será apreciado os textos orais do gênero dramático através da análise das condições de produção e suas características temáticas, composicionais e estilísticas.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides , cópias dos desenhos de personagens e cenários, cópias das atividades, folhas de cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos ao analisar as cenas podem não identificar todos os elementos do gênero dramático contidos nelas, como por exemplo, perceber que por trás do que está sendo encenado há um roteiro, um diretor, exercícios e ensaios. É possível que os alunos não tenham muita experiência com o gênero, por isso será fundamental a apreciação de cenas de teatro e a mediação do professor para reconstruir as condições de produção, circulação recepção do texto dramático. Os alunos também podem apresentar dificuldades em escrever um roteiro para uma esquete partindo de uma montagem de cenário pela própria dificuldade de produção de escrita.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952. Acesso em 09 de novembro de 2018.
GRANERO, Vic Vieira. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. ESQUETE: CARACTERIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL E SUA POSSÍVEL CORRELAÇÃO COM OUTROS GÊNEROS, disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/download/40213/21534. Acesso em 09 de novembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS