Tabuleiro do jogo da velha
Tabuleiro do jogo da velha
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Analisar e acentuar corretamente as palavras paroxítonas sempre que necessário.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel cartão
Plástico adesivo
sulfite
canetas coloridas
Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a importância da acentuação das palavras na compreensão leitora e não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas.
Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Professor, questione seus alunos a partir do título da aula:
Anote as hipóteses dos seus alunos no quadro.
Explique que esta será uma aula para a realização de exercícios e coloque seus alunos em duplas.
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