Plano de Aula
Plano de aula: Telejornal da turma
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Computador online com o programa Movie Maker instalado; projetor multimídia, caixas de som; câmera ou tablet para gravação.
Informações sobre o gênero: O gênero Notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Estes textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que assistem aos jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público-alvo, determinando assim vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. Os telejornais que são foco desta sequência, segundo Rezende (2000), chegaram ao Brasil com a invenção da televisão e por muito tempo foram elaborados e apresentados por profissionais oriundos do rádio, o que evidencia características semelhantes às do jornal radiofônico. Sobre tais características destacam-se as notícias narradas e o texto escrito como suporte para a oralização de textos em situações socialmente significativas. De acordo com a BNCC (2017), a oralização do texto escrito em sala de aula estabelece relação entre fala e escrita, levando os alunos à reflexão sobre como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e práticas de linguagem, as semelhanças e as diferenças entre modos de falar e de registrar o escrito e os aspectos sociodiscursivos, composicionais e linguísticos.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldade em participar desta atividade, pois ela prevê uma série de comportamentos e atitudes como: arriscar-se, expressar-se em público e se fazer compreender, entender e acolher a perspectiva do outro, superar a timidez e a insegurança. A proposta de experimentar e vivenciar a modalidade oral do gênero Notícia, que já foi objeto de estudo nesta sequência de aula, proporcionará o desenvolvimento gradual destas habilidades.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 10 de nov. de 2018.
MACIEL, Débora Amorim. Coisas de entrevista: falo eu, fala você. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 179-196.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 14 de nov. de 2018.
REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explique para os alunos que esta aula é para a gravação do telejornal planejado e elaborado na aula anterior. Como esta aula faz parte de uma sequência didática, recomenda-se seguir os planos sobre oralidade para dar continuidade ao trabalho.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS