GEO5_10UND01 - Ação Propositiva - Texto de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: Áreas verdes nas cidades
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundando a conscicentização socioambiental local
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.
Material complementar:
Atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dkB9YHsnNMa7JTQ8w5AH7PxDumkUfxDaRgdZQSFkjZEPrrSUxMaV55uvwZwm/geo5-10und01-sistematizacao-atividade-ficha-1.pdf
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.
(Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes.html Acesso em 31 de Jan. de 2019).
Gases e efeito estufa - Os gases de efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa.
Fonte: https://www.ecycle.com.br/6037-gases-de-efeito-estufa/ Acesso em 2 de Março. de 2019.
Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;
A partir da apresentação do tema “A manutenção de áreas verdes nas cidades”, informe aos estudantes que vão fazer a análise da situação da cidade em que vivem e de outras realidades também.
Como adequar à sua realidade: Caso encontre dificuldade para projetar os slides ou imprimir as imagens para apresentar à turma, você pode buscar imagens em revistas, jornais, etc. relacionadas com o espaço de vivência dos estudantes para desenvolver a sua aula. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.
Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
As áreas verdes urbanas são consideradas como o conjunto de áreas intraurbanas que apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas) e que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. Essas áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; em áreas de preservação permanente (APP); nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados.
(Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes.html Acesso em 31 de Jan. de 2019).
Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS