GEO5_01UND04_ Cartaz de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: Migrações: áreas de atração populacional
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.
Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.
O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem a ilustração na fase da Sistematização.
Material complementar:
GEO5_01UND04 - Cartaz de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9ZPbUazFEdtpp5bQrxYgGmnzP946QnwxWdAZRzVXQRmhfU3yAyfgNszuPhv3/geo5-01und04-cartaz-de-apoio.pdf
GEO5_01UND04 - Texto de Apoio:
GEO5_01UND04 - Quadro 1:
Em aula anterior, faça a impressão do CARTAZ DE APOIO para prender na sala de aula, a fim de que os estudantes tenham acesso à questões referentes ao tema da aula seguinte.
Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS