Plano de Aula

Plano de aula: Migrações: áreas de atração populacional

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem a ilustração na fase da Sistematização.

Material complementar:

GEO5_01UND04 - Cartaz de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9ZPbUazFEdtpp5bQrxYgGmnzP946QnwxWdAZRzVXQRmhfU3yAyfgNszuPhv3/geo5-01und04-cartaz-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Texto de Apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b3SUbWEaYf7H7kBRAwRVvGwxfte7DKc5HZgcDsNtTMCUx9nW56QKD8hx95q5/geo5-01und04-texto-de-apoio.pdf

GEO5_01UND04 - Quadro 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UbBHJ3uJNdQ7sYtmaQW2smeAx7CwdX7tVMnn2X5KQbmqPbRg5DDvYfP2CuuT/geo5-01und04-quadro-1.pdf

Em aula anterior, faça a impressão do CARTAZ DE APOIO para prender na sala de aula, a fim de que os estudantes tenham acesso à questões referentes ao tema da aula seguinte.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Migração interna no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm>. Acesso em: 19 fev 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Migrações internas no Brasil. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-internas-no-brasil.htm>. Acesso em : 19 fev 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS