Plano de Aula

Plano de aula: Modernização da agricultura e a vida dos trabalhadores rurais

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inovação tecnológica nas realidades locais.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, papel ofício, caixa de som, notebook (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).

Material complementar:

GEO5_05UND02 - Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7zhmwmwNrVnGBeXa4EEARm64qnJ4fh7MfQABHqHK5SXbsKqvjuRaCNvgT3Am/geo5-05und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Ciência e agricultura - vídeo institucional. Embrapa, 2015 (4min45seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=52IwxxpNSls>. Acesso em: 01 abr 2019.

SOUSA, Rafaela. Tipos de agricultura. Mundo Educação. Disponível em: <

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-agricultura.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desta aula, é ideal que o aluno tenha conhecimento prévio acerca de agricultura, agricultura moderna, agrotóxicos, fertilizantes e atividades econômicas.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações: Inicie a aula apresentando o tema e faça questionamentos como:

  • Vocês já ouviram falar em modernização da agricultura?
  • Vocês sabem o que é agricultura moderna?
  • Vocês acham que esse tipo de agricultura pode causar algum impacto para a vida humana?

Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves. Efeitos da mecanização do campo. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeitos-mecanizacao-campo.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.

RIBEIRO, Amarolina. Impactos da produção agrícola. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/impactos-producao-agricola.htm>. Acesso em: 01 abr 2019.

Contextos prévios: Agricultura, modernização, atividades econômicas.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS